Paulo Campello anuncia apoio da OAB Nacional para construção da nova sede da Seccional do Amapá
Presidente passa o cargo para o seu vice Auriney Brito, mas promete auxiliar a nova gestão. Ele destaca como pontos fortes de sua administração de 9 anos a união da categoria e a defesa das prerrogativas dos advogados.

Após 9 anos como presidente da Seccional do Amapá da Ordem dos Advogados do Brasil, Paulo Campello passa no próximo dia 1º de janeiro o cargo para o seu vice, Auriney Brito, a quem apoiou, e que teve a maior votação proporcional da instituição em todo o país. Conforme ele explicou neste sábado (22) no programa Togas&Becas (DiárioFM 90,9), apresentado pelo advogado Helder Carneiro, assim como aconteceu em sua gestão, quando contou com o apoio de todos os ex-presidentes, vai auxiliar o trabalho do futuro presidente, inclusive articulando junto ao Conselho Federal para a captação de recursos destinados a investimentos.
“Durante esses anos em que estivemos na presidência eu tive a satisfação de contar com a ajuda fundamental dos ex-presidentes, mas quero destacar, em especial, os doutores Wagner Gomes, Evaldy Mota, Helder Ferreira e Washington Caldas; naturalmente nesse cargo temos aquela angústia de termos que tomar decisões sozinhos, mas sempre procurei ouvir não só os ex-presidentes, como os demais colegas, e assim também vou agir em relação ao futuro presidente Auriney”, prometeu.
Dificuldades financeiras
Paulo Campello ressaltou as conquistas dos seus mandatos, entre eles os investimentos estruturais que foram feitos, mas reclamou dos poucos recursos financeiros disponíveis. “Temos uma receita mensal de cerca de R$ 120 mil, mas nossas despesas fixas, incluindo folha de pagamento, encargos da folha e tarifas de água, luz e telefone em torno de R$ 85 mil, ficando muito pouco para investimentos, mas procuramos compensar com a ajuda do Conselho Federal, e conseguimos ao longo desse tempo manter a folha de pagamento em dia, inclusive com reajustes anuais aos nossos funcionários, além de manter as salas dos advogados existentes em todos os Fóruns de Macapá, Santana, Laranjal do Jarí e Almeirim, no Pará, além de Oiapoque, mais recentemente, que funciona também como Representação”.
Instado a comentar sua primeira experiência político-partidária ao se candidatar em outubro deste ano a deputado federal, quando conquistou quase 4 mil votos, Campello avaliou como “muito positiva” e se disse disposto a se candidatar a vereador em 2020. “Ainda estamos avaliando dentro do grupo que formamos para as eleições de outubro, e temos como meta a candidatura a vereador, mas tudo vai depender da conjuntura política, porque não descarto a possibilidade de apoiar alguém do próprio grupo. Mas isso é um caso a ser pensado e discutido oportunamente dentro do nosso grupo. Após a transmissão do cargo ao presidente Auriney Brito vou tirar 15 dias de férias para descansar e me dedicar um pouco à família, e no retorno nós vamos trabalhar nos projetos profissionais, como a retomada do exercício pleno da advocacia, e também começar a formatar a parte política”.
Ainda de acordo com Paulo Campello, o presidente eleito do Conselho Federal da OAB prometeu destinar recursos financeiros para a OAB/AP. Ele também falou sobre o que chamou de “grande conquista” a eleição do atual secretário-geral da instituição para o cargo de conselheiro federal do Amapá.
“Enquanto Seccional pequena, com poucos recursos, a exemplo dos demais estados da Região Norte, não podemos ficar restritos às receitas operacionais e temos que recorrer ao Conselho Federal, como fizemos ao longo dos nossos mandatos, quando conseguimos parte dos recursos para a obra da sede da Subseção de Santana, para a 1ª e 2ª etapa do Clube da OAB, conquistas essas que contamos com a participação efetiva do nosso querido Elias Salviano, presidente da Caixa de Assistência; e também nos empenhamos para a construção da nova sede da OAB, em Macapá, uma obra necessária e que requer urgência para que possamos atender ao grande crescimento da instituição, cujos quadros de filiados deverá ultrapassar 6 mil nos próximos 3 anos, e a atual sede não possuir estrutura para isso e tampouco comporta ampliação física e alterações por ser tombada como Patrimônio Histórico”, justificou.
Apoio da OAB Nacional
Campello revelou que o futuro presidente nacional assumiu o compromisso de ajudar financeiramente a OAB/AP para a construção da nova sede: “Um dos compromissos do futuro presidente do Conselho Federal, Felipe Santa Cruz, é nos ajudar a construir a nossa nova sede; inclusive ele reconhece que os primeiros passos rumo à sua eleição aconteceu no Amapá, quando ele esteve aqui em outubro do ano passado, e isso ele guarda com muito carinho; desde então ele tem ratificado reiteradas vezes a sua predisposição de ajudar a Seccional do Amapá, compromisso ele que ele assumiu também com o atual secretário-geral do Conselho, que para nosso orgulho foi eleito Conselheiro Federal do Amapá; na realidade eu creio que ele vai olhar com olhos diferenciados não só para o Amapá, como também para as demais seccionais de estados pequenos, em especial os da Região Norte, porque vivemos dentro da Ordem dos Advogados do Brasil um regime Republicano”.
Deixe seu comentário
Publicidade

