Cidades

CEJUSC do 2º Grau realizou 421 audiências e homologou mais de R$ 20 milhões em acordos em 2018

A Semana Nacional da Conciliação, que aconteceu em outubro de 2018, contribuiu significativamente para este número.


De acordo com dados do Núcleo de Estatísticas do TJAP, com 421 audiências realizadas no ano passado, a Central de Conciliação e Mediação do 2º Grau (Cejusc), instituída por meio da resolução 1165/2017 e vinculada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), encerrou o ano com saldo de R$ 20.927.118,30 em acordos homologados.

“Durante a Semana Nacional de Conciliação nós fizemos uma força tarefa que contribuiu significativamente para o êxito em 100% dos casos, mostrando o empenho e dedicação da equipe em melhor atender o jurisdicionado”, explicou a servidora Sâmia Waldeck.

Em 2019, o Cejusc do 2º Grau irá realizar alinhamentos com os gabinetes. Conforme explicado pela servidora, cada desembargador tem um modo de conduzir seu gabinete e julgar os processos. “Nós precisamos entender o funcionamento de cada um dos nove gabinetes, para alinhar as eventuais homologações, de acordo com o julgado pelo desembargador”, informou Sâmia.

Outro ponto para o ano é a cooperação judicial, garantida pelo novo Código de Processo Civil (CPC), que permite que os juízos de primeiro e segundo grau trabalhem de comum acordo e isso serve ainda para as Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Eleitoral. “Vamos trabalhar desta forma em 2019, para encaminhar as demandas que surgirem aqui e também começaremos a atender as demandas pré-processuais de competência originaria do 2º Grau”, completou a servidora.


Deixe seu comentário


Publicidade