Prefeitura de Macapá inicia exame documental de aprovados no concurso da Saúde
Concurso público para área da Saúde previu abertura de 444 vagas para ingresso imediato no serviço público e cadastro reserva.

Elden Carlos / Editor
Começa nesta sexta-feira (01) a fase de exame documental dos candidatos aprovados no concurso público para área de Saúde da Prefeitura de Macapá, cujas provas foram realizadas em 2018 pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A homologação do concurso com o resultado final e lista dos aprovados foi publicada no dia 21 deste mês.
No total, o edital previu abertura de 444 vagas para ingresso imediato no serviço público. “No capítulo 2 do edital está especificada uma linha de corte que estabelece a quantidade de vagas para cada área. Por exemplo, para o cargo de Técnico em Enfermagem, existem 100 vagas para ingresso imediato. Desse total, 20% são para cotas de negros e 5% para cotas de pessoas com deficiência. Existem outros candidatos que estão habilitados, mas o chamamento obedece às notas dos 100 que melhor pontuaram. Os demais entram em um cadastro reserva e podem ser chamados de acordo com a necessidade do município. Isso é algo que precisa ficar bem claro”, disse o secretário Municipal de Administração, Carlos Michel.
O gestor ainda lembrou que houve uma retificação no edital. “Houve um caso, por exemplo, em que um candidato se inscreveu pela cota de negros e pela cota de pessoa com deficiência. Isso está previsto no edital. Ele obteve a nota necessária em ambas as cotas. Como o candidato silenciou no período em que deveria fazer a opção, automaticamente ele ficou com a cota para negros, já que não havia sido submetido ao exame médico. Com isso, abriu vaga para outro candidato do cadastro reserva para cotistas com deficiência. Apenas isso”, afirmou.
Carlos Michel também declarou que as áreas com maior número de vagas foram para – além das 100 de Técnico em Enfermagem – Agente Comunitário de Saúde (ACS), com 180 vagas imediatas; Enfermeiros, com 35 vagas, e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) com 38 vagas.
“Também é bom frisar que do total de 444 vagas disponíveis no concurso, apenas 409 foram preenchidas. As que não tiveram o preenchimento são para área médica como clínico geral e pediatra, além de outras. Diante disso, o município irá verificar junto ao Ministério Público a alternativa para garantir a manutenção dos médicos que já estão atuando por meio de contrato. São situações que precisarão ser equacionadas no sentido de impedir que a população seja penalizada”, alertou.
Após o exame documental, ocorrerá o exame médico. “Em ambos os exames os candidatos devem estar cientes que no momento da apresentação eles devem estar munidos de todos os documentos e exames previstos no edital. Os documentos devem ser entregues a partir das 8h desta sexta-feira (01) no prédio da Macapaprev, na Av. Coaraci Nunes, nº 170, Centro. Já o exame médico admissional será feito pela Junta Médica na UBS Cidade Nova”, alertou.
Vencidas as etapas de exames, a posse ocorrerá no final do mês de fevereiro. “A previsão da realização da posse dos servidores da Saúde é dia 27 de fevereiro. Estes ainda passarão por um processo de capacitação de três dias para conhecer a gestão, para entender como funciona os processos dentro da instituição e para que esses novos ingressem na gestão com o espírito de servidor público”, concluiu.
Imagens: Joelson Palheta
Deixe seu comentário
Publicidade

