Cidades

Prefeitos e gestores de Saúde discutem protocolo de intenções para recebimento de Carreta do Câncer

Representando o prefeito da capital, a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, ressaltou a importância dos serviços de diagnóstico, tanto quanto as ações preventivas.


Na tarde de segunda-feira 11, prefeitos e gestores de Saúde dos municípios do estado do Amapá estiveram reunidos para discutir a assinatura de protocolo de intenções entre Hospital de Amor e prefeituras, que irão receber a Carreta do Câncer. O veículo, que passará pelos 16 municípios, tem capacidade para fazer 60 mamografias e 70 exames Preventivos do Câncer de Colo Uterino (PCCU), dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, por dia.


Representando o prefeito da capital, a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, ressaltou a importância dos serviços de diagnóstico, tanto quanto as ações preventivas. Em Macapá, a prefeitura garante a coleta de PCCU em todas as unidades de saúde e, na Carreta Saúde da Mulher, em livre demanda. “A Carreta do Câncer representa um grande avanço no diagnóstico e no posterior tratamento, mas não devemos deixar de abordar a necessidade de combater e evitar a doença, muitas vezes, por meio de pequenas ações. Isso quer dizer que a incidência pode ser menor se desde cedo o indivíduo desenvolver uma rotina mais saudável e os exames periódicos em dia”, disse.

Segundo Raphael Haikel Júnior, responsável pelas unidades do Hospital de Amor na região Norte e carretas do câncer, a chegada da unidade móvel representa uma nova etapa no tratamento da doença no estado. “A carreta é apenas uma célula para o início de um trabalho preventivo ao câncer. Em funcionamento, nossa estimativa é que a unidade móvel realize cerca de 130 atendimentos por dia”, comentou.


Além dos prefeitos e gestores, estavam presentes o deputado estadual Jaci Amanajás, que presidiu a reunião, o deputado federal Marcos Reátegui, a vereadora Patriciana Guimarães, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Eduardo Monteiro e o representante da Associação dos Municípios, prefeito Carlos Sampaio.

Fotos: Nayana Magalhães


Deixe seu comentário


Publicidade