Ponto e Vírgula

Encontro


O prefeito Clécio Luís, juntamente com os senadores Randolfe Rodrigues, Lucas Barreto e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, acompanhou a agenda do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que esteve em Macapá na manhã de domingo, 10. Durante a primeira parte da agenda, foram visitadas as obras do Hospital Universitário e da Maternidade de Santana. Em seguida, foi realizada uma reunião de trabalho com os prefeitos dos 16 municípios, bancada federal e o governador do Amapá.

Orientação
O governador Waldez Góes exaltou a iniciativa do TCE/AP de orientar gestores e parlamentares sobre os procedimentos para a prestação das contas públicas. Ele considerou importante a orientação para prevenir eventuais irregularidades na gestão, sobretudo, por falta de conhecimento técnico em muitos casos.

Qualificação
Iniciou nesta segunda-feira, 11, o curso para agentes que atuam no trânsito de Macapá. Com duração de três dias, a capacitação é ministrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e busca capacitar e qualificar esses profissionais para noções básicas de clonagem de veículos, documentos adulterados e perito de veículos furtados.

Iepa
Pesquisadores do Iepa entregaram na manhã desta segunda-feira, 11, para a Secretaria de Estado de Transporte (Setrap), o relatório da primeira das quatro campanhas de monitoramento de fauna do entorno da Rodovia Duca Serra (AP-020).

Apoio
Na ocasião, o governador assegurou que o Estado envidará todos os esforços para que os trabalhadores da CEA -, ameaçados de demissão com a privatização da estatal – sejam mantidos no quadro da empresa através da Emenda Constitucional 98.

Plano
Gestores da Prefeitura de Macapá reuniram na manhã desta segunda-feira, 11, para definir as novas ações do Plano de Inverno da capital do estado. A finalidade é trabalhar o mapeamento das principais áreas de risco em diversos pontos da cidade.

Palestra
A experiência vivida por um grupo de extrativistas do Arquipélago do Bailique, que se uniu em forma de cooperativa, para fazer o manejo e explorar o açaí de forma adequada e lucrativa, será compartilhada nos dias 14 e 15 de abril nas comunidades dos rios Feliciano e Carás, na Ilha Viçosa, distrito de Chaves-PA.

Manutenção
A Prefeitura de Macapá faz serviços de recuperação em pontos de iluminação pública das avenidas Joaquim Valente, Brigadeiro Farias Lima, Padre Bartolomeu, Karipunas, na Rua Pedro Petcov e Travessa Douglas, do bairro Infraero I, zona norte da capital. A manutenção tem a finalidade de substituir lâmpadas queimadas, reatores e relés.

 

Rapidinhas

Cerca de 50 profissionais da educação que compõem as equipes escolares das novas Escolas do Novo Saber da rede estadual, vão participar do curso de formação para conhecerem a metodologia de ensino em tempo integral.

O treinamento ocorrerá de 11 a 15 de março, no Centro de Valorização da Educação (Cveduc), em Macapá, com a orientação de consultores do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), que são parceiros do projeto no Amapá.

Gestores, gestores adjuntos, secretários escolares, coordenadores pedagógicos, além de professores conhecerão sobre a metodologia do ensino em tempo integral e estratégias de aprendizagem, participando de oficinas sobre Plano de Ação, elaboração de metas, horário e dinâmica de funcionamento das escolas, entre outras orientações.

O momento, também servirá para que os educadores tirem suas dúvidas sobre o modelo de ensino.