Cidades

Novos concursados da Defenap começam atividades nas comarcas dia 8 de abril

Os primeiros 40 defensores efetivados por concurso público já terminaram o Curso de Formação e, agora, serão distribuídos nos 16 municípios.


Os 40 novos defensores públicos do Amapá concluíram o Curso de Formação e, agora, serão distribuídos para atuarem nas comarcas existentes nos 16 municípios. Eles já assumirão seus postos a partir de segunda-feira, 8. Antes de viajar, os primeiros concursados da história da Defensoria Pública do Amapá (Defenap) fizeram uma visita institucional ao Tribunal de Justiça (Tjap) nesta sexta-feira, 5. Eles foram conhecer a estrutura do Judiciário e os profissionais com quem vão passar a ter contato agora que irão atuar na defesa dos cidadãos amapaenses que não tem condições de arcar com custos de advocacia privada.

 

“Essa visita nos proporciona estreitar os laços entre o Tribunal de Justiça e a Defensoria. E, com isso, conhecermos a estrutura e os membros do Judiciário para que possamos realizar com eficiência nossos serviços em favor da população amapaense”, destacou o defensor público José Rodrigues dos Santos Neto, que já se deslocará neste sábado, 6, para o município de Vitória do Jari, no sul do Amapá.

Já o defensor Jaime Leônidas Miranda Alves, que irá atuar em Calçoene na norte amapaense, considera primordial que haja um diálogo constante e fluido entre os diversos atores do sistema de justiça. “Para atingirmos a finalidade comum a todos que é trazer justiça, é essencial o bom relacionamento entre as partes que atuam no Judiciário”, avaliou.

Os profissionais foram recepcionados pelo presidente do Tjap, desembargador João Guilherme Lages, destacando que o momento é importante já que o defensor público, assim como o advogado particular, é essencial à função da justiça, por ser esse profissional que levará ao juiz à causa do cidadão.

“Estamos dispostos a contribuir no que for possível com o trabalho dos defensores. E com certeza quem vai ganhar com isso será a população que está lá na ponta e precisa desses jovens para judicializar as suas demandas”, enfatizou o presidente do Tjap.

 

Curso de Formação

O Curso de Formação aos novos concursados da Defenap foi ofertado pelo Colégio Nacional de Defensores Gerais (Condege) e pela Associação Nacional de Defensores e Defensoras (Anadep). E foi ministrado pela Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGE), em Macapá.

“Eles receberam informações sobre o trabalho que irão desempenhar nas comarcas da Defensoria para onde forem lotados”, informou o defensor-geral do Estado, Diogo Grunho. Ele disse que a visita ao Tjap foi para familiarizá-los ao funcionamento da estrutura da Justiça estadual.


Deixe seu comentário


Publicidade