Bancada Unida garante novo aeroporto para o povo do Amapá
Na época, assinaram o documento, os senadores Randolfe Rodrigues, Davi Alcolumbre e João Capiberibe, bem como os deputados federais André Abdon, Cabuçu Borges, Janete Capiberibe, Jozi Araújo, Professora Marcivânia, Roberto Góes e Vinicius Gurgel.

O Aeroporto internacional de Macapá Alberto Alcolumbre será inaugurado amanhã (12), mas o passo crucial para que isso acontecesse foi dado no dia 20 de outubro de 2016 quando a bancada federal assinou a emenda no valor de R$134 milhões para finalização da obra que se arrastava por quase 15 anos. Um esforço conjunto que vai resultar em um grande avanço para o Amapá.
“A obra do Aeroporto é um exemplo perfeito de quando o interesse coletivo supera qualquer vontade individual”, explicou o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) que desde o início do seu primeiro mandato, em 2011, sustenta a necessidade de conclusão da obra. “Estivemos nos ministérios, provocamos audiências públicas, conseguimos o tal do ‘puxadinho’ no prédio antigo, defendemos a redução de impostos, não arredamos o pé todos estes anos para ver essa obra concluída”, completou o senador.
Sobre o novo aeroporto
A obra custou um total de R$ 166,4 milhões. As novas instalações contam com o que há de mais moderno, com conforto, tecnologia e segurança. Com uma área de 27,2 mil m², o terminal poderá receber 5 milhões de passageiros/ano, duas vezes maior que a capacidade das antigas instalações. A nova estrutura terá recursos de automação no ar condicionado e iluminação e contará com 25 balcões de check-in, seis escadas rolantes, 13 elevadores e três novas esteiras de restituição de bagagem, além de um sistema de prevenção e combate a incêndio e acessibilidade. Os voos iniciam a partir de meio dia de sábado (13). A Latam, eu seu site, confirmou o seu primeiro voo nas novas dependências. O primeiro voo da companhia a pousar no terminal será o LA3792 (Brasília-Macapá), às 8h45. Já a primeira decolagem será do LA3189 (Macapá-Brasília), às 9h25.
Economia
O novo prédio apresenta a população um novo polo econômico, afinal o prédio vai contar com 62 pontos comerciais, 14 deles já irão funcionar a partir da inauguração, tais como lanchonete, serviço de táxi, caixas eletrônicos, locadores de veículos, agência de viagem e perfumaria. Além desses, outros cinco estabelecimentos começarão suas atividades ainda este mês, conforme a conclusão dos processos licitatórios.
História
As obras foram iniciadas em dezembro de 2004 e paralisadas em novembro de 2008, depois que a Infraero rescindiu o contrato com o consórcio que iniciou os serviços. Auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) apontaram irregularidades que levaram à inclusão do empreendimento no quadro de bloqueio da Lei Orçamentária de 2008 e 2009.
Em julho de 2009, o acórdão 1571/2009 do TCU concluiu que não havia mais motivos para manter a obra no quadro de bloqueio da Lei Orçamentária daquele ano. A partir disso, a Infraero se preparou para retomar as obras paralisadas, dividindo o objeto original do contrato, o que permitiu fazer a cobertura do terminal de passageiros e ampliação do pátio de aeronaves.
Em seguida, foi elaborado o edital de licitação para retomar as obras do novo terminal passageiros. A publicação ocorreu em junho de 2014 e o processo foi homologado em dezembro do mesmo ano, com o contrato e a ordem de serviço sendo assinados em julho de 2015.
Com informações da Avião Revue.
Recibo de entrega de Emendas destinadas ao aeroporto internacional de Macapá
Deixe seu comentário
Publicidade








