Cidades

Amapá deverá ter safra recorde de soja em 2019, diz Rurap

A safra de 2018, que será colhida neste ano, deverá ser a maior desde que a plantação de soja iniciou no Amapá.


O Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) apresentou um diagnóstico sobre a produção de soja. De acordo com o levantamento, a área plantada e a quantidade de grãos produzidos no Estado têm aumentado a cada ano. A safra de 2018, que será colhida neste ano, deverá ser a maior desde que a plantação de soja iniciou no Amapá.

Para o levantamento, forma visitadas 29 áreas produtoras, sendo que dessas, 23 plantam de forma individual ou em grupos de produtores, nos municípios de Macapá, Itaubal do Piririm, Porto Grande, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba e Amapá.

O levantamento traçado com base entres os anos de 2014 a 2018 tem como objetivo traçar o perfil de plantio, quantidade de produtores, safra e vai subsidiar políticas voltadas para a expansão do agronegócio no Estado. A proposta do Rurap é fazer, a partir deste ano, um anuário para acompanhar o desenvolvimento do setor e a cada cinco anos divulgar um diagnóstico.

Segundo o diretor-presidente do Rurap, Hélio Dantas, o Amapá possui todas as características para que o plantio de soja se desenvolva e as informações levantadas pelo diagnóstico servirão para nortear as políticas do poder público, assim como das instituições que fazem interlocução direta com a produção como órgãos de pesquisas, de fomento, de assistência técnica, de créditos e de órgãos ambientais.

“É importante que tenhamos essas informações da situação atual da soja no Amapá. Produção, características das propriedades, quem produz e onde está sendo produzido, ocorrências de pragas e doenças, informações que poderão servir de base para futuras ações do Estado neste setor”, pontuou Dantas.


Deixe seu comentário


Publicidade