Cidades

Bombeiro que atuou em Brumadinho, major Karla Lessa participa do II Encontro de Bombeiros Militares do Amapá

Karla é a primeira mulher piloto comandante de helicóptero de bombeiro militar do Brasil.


Começou nesta quinta-feira (9), na Unifap, e encerra na sexta (10) no Quartel do Comando-Geral do CBM/AP, o II Encontro Estadual de Bombeiros Militares. O Amapá se destaca em relação ao efetivo de outros Estados, com 392 mulheres na Corporação, o que significa 30,20% de um contingente de 1.298 bombeiros.

Na abertura do evento, a major e piloto Karla Lessa (CBM/MG), reconhecida mundialmente como a primeira mulher piloto comandante de helicóptero de bombeiro militar do Brasil, falou sobre sua experiência dentro da instituição, no estado em que trabalha, em MG. Pra ela, apesar de vivermos numa sociedade patriarcal, as mulheres estão conquistando espaços.


“Hoje as mulheres bombeiros ocupam quase o mesmo espaço que os homens. Com a nossa chegada à Corporação, recentemente, pelo menos em Minas Gerais, vamos ocupando cada vez mais cargos de destaque. O desafio é que a gente vive numa sociedade patriarcal e isso tem reflexo dentro da Corporação, vez ou outra temos que conviver com isso e lidar com alguma situação de preconceito”, disse a major.

Sobre ter atuado na tragédia de Brumadinho (MG), Karla diz que isso marcou sua vida profissional e também pessoal. “Foi um marco, a maior operação de busca e salvamento do Brasil. Para qualquer bombeiro que atuou na ocorrência, com certeza marcou a carreira; e no meu caso, foi amplamente divulgado o primeiro resgate realizado. Ultrapassou as fronteiras do Estado e do Brasil, rodou outros lugares do mundo”, relembrou.


No evento, a aluna Elaine Rebeca, da Escola Risalva Freitas do Amaral, homenageou a major com a leitura de carta vencedora do concurso realizado pelos Correios, com o tema “Escreva uma carta para o seu herói”.

Reportagem: Railana Pantoja

Imagens: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade