Cidades

Apesar da redução de casos de dengue, Município prossegue ações de combate ao mosquito

Com base nos resultados apontados, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou um cronograma de vistorias com a intensificação nos bairros Trem, Nova Esperança e Jardim Felicidade, onde foram encontrados criadouros


O Departamento de Vigilância Ambiental divulgou nesta terça-feira, 21, o resultado do terceiro ciclo do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). De acordo com o estudo, Macapá foi classificada como médio risco para a incidência do mosquito que transmite a dengue, zica, febre amarela urbana e chikungunya. Como em relatórios anteriores, as maiores incidências dos focos ainda são o lixo (56,3%), seguido dos pneus (17,6%) e depósitos de água, como toneis e baldes (10,6%).

Com base nos resultados apontados, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou um cronograma de vistorias com a intensificação nos bairros Trem, Nova Esperança e Jardim Felicidade, onde foram encontrados criadouros. “O trabalho de combate às endemias é constante. Com as chuvas que ainda tem caído na capital, aumenta a incidência de criadouros do mosquito. Todos os bairros apontados como médio risco passarão por inspeções e bloqueio vetorial”, explica o coordenador do Programa de Combate ao Aedes, Kilder Vidal.

Segundo o último Boletim Epidemiológico, até 26 de abril, foram confirmados 41 casos de dengue, uma redução de 87,5% comparado com o mesmo período do ano passado, que registrou 328. “É primordial a orientação e o apoio de toda a população. O agente de endemias visita a área mensalmente, mas as pessoas estão ali todo dia. Então, esse envolvimento no combate é essencial para que possamos continuar reduzindo os números de casos confirmados por doenças causadas pelo Aedes”, destaca Vidal.

Para solicitar a visita de um agente de endemias ou fazer denúncias, a Semsa disponibiliza o Disk Mosquito (99121-1641), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.


Deixe seu comentário


Publicidade