Cidades

Cooperativa da agricultura familiar amapaense colocará polpas de frutas no mercado externo

Marca Vó Jacira já está garantida, internamente, em supermercados e outros estabelecimentos comerciais


Douglas Lima

Da Redação

Já presentes no mercado local em supermercados e outros estabelecimentos comerciais, polpas de frutas do Amapá passarão a ser exportadas, tendo, entre os compradores, os grupos Pão de Açúcar e Assaí.

A informação é de Mauro Souza, presidente da Cooperativa Agrícola da Gleba do Matapi (Agroporto), entidade que com fábrica em Porto Grande faz as polpas ‘Vó Jacira’, produto que pode ser facilmente encontrado nos supermercados Menino Jesus, Fortaleza Laguinho e Fortaleza Shopping Macapá, além do Atacarejo, Armazém Brasil e Maracá.

A cooperativa terá acesso ao mercado exportador em decorrência de parceria com a organização Conexsus, que busca soluções inovadoras para estruturação e crescimento de negócios comunitários sustentáveis. É o caso da Agroporto, que por meio da agricultura familiar promove uma melhor qualidade de vida, principalmente aos pequenos produtores rurais, através do projeto Amapá Agroindustrial, que mantém a fábrica de polpas Vó Jacira.

A fábrica de polpas da Cooperativa Agrícola Gleba do Matapi trabalha com frutas da região amapaense, como cupuaçu, manga e abacaxi, entre outras. A goiaba nativa não é apropriada para polpa, mas já estão sendo trabalhados 30 mil pés de árvores com utilização da semente da fruta importada pelo Amapá.

O presidente Mauro Souza informa que o carro chefe da exportação das polpas de frutas Vó Jacira será abacaxi com hortelã. Ele alerta que a Agroporto, em seu projeto Amapá Agroindustrial, está aberta aos pequenos produtores de todos os 16 municípios do estado e também a parcerias com o poder o público.


Deixe seu comentário


Publicidade