Cidades

Governo divulga política de fomento do pescado e açaí para projeção no mercado internacional

O objetivo é alcançar a produção em alta escala e estruturar a cadeia, de ponta a ponta, desde os insumos até a certificação do produto final.


O pescado e açaí foram escolhidos como produtos da linha de frente de um novo modelo de estratégias para desenvolvimento integrado de cadeias produtivas que será implementado pelo governo do Estado para estabelecer relações comerciais com mercados internacionais – em especial com investidores russos. O objetivo é alcançar a produção em alta escala e estruturar a cadeia, de ponta a ponta, desde os insumos até a certificação do produto final.

Para isto, o governo estadual começou a construir um planejamento com linhas de ação que deverão ser implementadas por órgãos dos setores econômico, de ciência e tecnologia e educação, para garantir qualidade, regularidade e volume de produção do pescado e do açaí no Estado. As responsabilidades de cada órgão foram definidas durante um encontro ocorrido nesta terça-feira, 4, na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com a participação de técnicos e gestores.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Eduardo Tavares, na prática, o governo vai apoiar os empreendedores dessas duas cadeias na captação de recursos, acesso ao crédito, no licenciamento ambiental, capacitação de mão de obra, insumos, pesquisa e tecnologia, criação de marcos legais e certificação (Selo Amapá), entre outros. Desta forma, toda a cadeia estará em condições de competir nos mercados de exportação.


Deixe seu comentário


Publicidade