Cidades

Jari Celulose promove demissões em massa, paralisa atividades e gera crise no Vale do Jari

Empresa demitiu 180 funcionários e pediu Recuperação Judicial na Justiça; mais de dois mil trabalhadores estão com salários atrasados.


Douglas Lima
Da Redação

A situação no Vale do Jarí, ao sul do estado do Amapá, continua instável, depois que a Jari Celulose ingressou com pedido de Recuperação Judicial na Justiça do Pará, alegando impossibilidade de tocar o projeto de produção de celulose, tendo demitido 180 funcionários, há duas semanas, sem, no entanto, honrar com o pagamento trabalhista.


O correspondente do programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9) no Jari, Dalto Pacheco, informou na manhã desta segunda-feira, 22, que a empresa atravessa uma das suas piores crises, desde o início de suas atividades, em 1960, por obra do bilionário americano Daniel Ludwig.


Dalto narrou que a Jari Celulose está sem madeira para processamento, além de não ter pagado as indenizações dos 180 funcionários que demitiu, está com os salários atrasados de setecentos servidores e ainda deve as 25 empresas que lhe prestam serviços, somando aí mais dois mil trabalhadores. Os atrasos nos salários chegam a quatro meses.

Os funcionários demitidos e familiares, além de populares que engrossam o movimento, mantêm interditada a estrada de ferro na estação de saída do trem, em Monte Dourado, distrito de Almeirim e onde o projeto de celulose é executado.


A situação afeta o comércio em Monte Dourado e na sede do município de Almeirim, bem como em Vitória do Jari e Laranjal do Jari, no lado paraense. Sessenta por cento dos funcionários que trabalham para a Jarí Celulose moram em Laranjal do Jari, onde o comércio começa a fraquejar, por causa da crise.

Consta que a Justiça paraense atendeu ao pedido de Recuperação Judicial da Jari Celulose, dando o prazo de 60 dias para a empresa apresentar um plano de salvação para as suas atividades. A decisão judicial teria sido tomada no último dia 18 de julho.

Reportagem e fotos: Dalto Pacheco – Vale do Jari


Deixe seu comentário


Publicidade