Cidades

Seminário buscará aprofundar conhecimentos sobre a navegabilidade na região de Macapá

Evento será no Sebrae nesta terça-feira, 23, e no dia seguinte.


Douglas Lima
Da Redação

A Diretoria de Portos e Costas promoverá nos dias 23 e 24 de julho, terça e quarta-feiras, em Macapá, mais precisamente no Sebrae-AP, o ‘Seminário sobre os Aspectos Gerais da Navegação em Lama Fluida e sua aplicabilidade no Arco Lamoso da Região da Barra Norte do Rio Amazonas”.

Sintetizando o longo título, o evento tratará de calado ou limitação de profundidade que um navio pode navegar, como explicou o presidente das Docas de Santana, Glauco Cei, no início da noite desta segunda-feira, 22, no programa Café com Notícia (Diário FM 90,9), ao divulgar o seminário.

Release sobre o acontecimento, descreve o seguinte: “O evento tem como propósito o aprofundamento de conhecimentos, visando a otimização da navegabilidade na região de Macapá, por meio de apresentações e debates com representantes da autoridade marítima, da comunidade marítima e da academia, abrangendo temas relativos ao aumento de calado com o aproveitamento do regime de marés; estudos maregráficos; levantamento hidrográficos; praticagem e utilização do fundo náutico; aspectos e estudos realizados sobre o Arco Lamoso; e o emprego de simuladores para verificação de navegação em lama fluida, dentre outros.


Glauco Cei disse no programa que o calado para atracação de navios no Porto de Santana ainda está nos parâmetros dos anos 1960, quando o Amapá só recebia navios que atendiam a demanda da então empresa Caemi, ou seja, embarcações com até 40 mil toneladas.

Recentemente, contudo, a Marinha do Brasil, informou Glauco Cei, através de um serviço superficial, conseguiu elevar o calado para 50 mil toneladas. Segundo ele, para o porto passar a cumprir a sua elevada missão de componente econômico, é preciso que passe a operar com navios de 100 mil toneladas, e até mais, do que o; seminário tratará.

O evento, contará com a presença do comandante da Marinha, almirante de esquadra Ilques Barbosa Junior; autoridades governamentais e parlamentares; e representantes dos diversos segmentos da comunidade marítima. A programação e o formulário de inscrição estão disponíveis em www.marinha.mil.br/dpc/.

Fotos: Joelson Palheta


Deixe seu comentário


Publicidade