Cidades

ONU e OEA notificarão Governo por invasão à terra indígena no Amapá

Os relatos de conflitos começaram no último sábado (27) e documentos de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) afirmam que cerca de 15 invasores passaram uma noite na aldeia Yvytotõ de forma “impositiva” e “de posse de armas de fogo de grosso calibre”.


Na manhã dessa segunda-feira (29), o senador Randolfe Rodrigues (REDE -AP) foi informado que após sua articulação, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) irão notificar o Governo Federal a respeito da invasão nas terras indígenas no Amapá. A noticia foi dada por Marcus Vinicius Ribeiro, representante do Grupo PRISA para as Américas.

Ribeiro informou que tanto a ONU quanto a OEA já estão finalizando notas oficiais direcionadas ao Ministério da Justiça e o Ministério do Meio Ambiente pedindo esclarecimentos do que está acontecendo na região. Além disso, o documento irá questionar a necessidade de intervenção de forças internacionais para o episódio ocorrido no último final de semana e seus desdobramentos, uma vez que ambas as Organizações não aprovam o tipo de administração que está sendo adotada pelo Governo.

A nota que será encaminhada pela OEA será enviada de Washington (EUA), através da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Já o documento da ONU, será enviado de Santiago (Chile) para os Assuntos de Direitos Humanos da População Indígena.

Indígenas da etnia waiãpi denunciaram o assassinato de um líder em meio a uma invasão de garimpeiros, no oeste do Amapá. A Funai (Fundação Nacional do Índio) está na região, e a Polícia Federal enviou uma equipe para o local.


Deixe seu comentário


Publicidade