Cidades

Ciclista há 30 anos combate a violência do trânsito em Macapá

Waldeck, sexagenário, anda só de bicicleta, e faz desse veículo uma propaganda ambulante contra condutores de veículos automotores irresponsáveis.


Douglas Lima

Da Redação

 

Um sexagenário que chama a atenção por onde quer que ele passe por causa do tratamento que dá à sua bicicleta, único meio de transporte que utiliza desde que chegou em Macapá, há 30 anos, procedente de Brasília.

Durante todo esse tempo, Waldeck José da Silva carrega uma raiva dentro de si. Raiva contra a desumanidade que ele diz existir no trânsito da cidade. Por causa disso, decora a bicicleta com frases assim: Respeite criança, deficiente, idoso, pedestre, ciclista. Evite 80% dos acidentes de trânsito”.

A bike de Waldeck é toda incrementada. Tem um pequeno serviço de som, campainha, pingentes e outros enfeites. Mas ele parece gostar, mesmo, são de frases que diz serem produtos da sua cabeça. “Eu que invento”, pontua.

“Perca 10 segundos na vida, não perca a vida em 10 segundos”. “Não faça de seu carro uma arma, a vítima pode ser você”. “Celular no trânsito, mata” – outras frases na bicicleta de seu Waldeck, aposentado que foi encontrado na manhã desta terça-feira, 3, pela repórter do LuizMeloEntrevista, Janete Silva, na esquina da avenida Ernestino Borges com rua Hamilton Silva.

Uma das frases que se destacam na bicicleta do sexagenário é “Idoso pilotando”, mas ele lamenta que condutores de veículos não ligam pra isso, principalmente motoristas de ônibus.


Deixe seu comentário


Publicidade