Política Nacional

Ministro apoia exportações para o setor sucroenergético de Alagoas

Medida busca viabilizar financiamentos para empresários do Nordeste


O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, anunciou durante visita a Maceió com a presidente Dilma Rousseff (PT), que o governo federal vai apoiar o seguro de exportação para o setor sucroenergético. O objetivo é facilitar o acesso a financiamento junto a redes bancárias para exportações.

O ministro explicou que a medida vai favorecer o financimanento buscado pelo por meio de cotas de exportação de açúcar para os Estados Unidos e países da União Europeia.

“Isso significa, a curto prazo, o ingresso de recurso financeiro que vai reativar a cadeia financeira de Alagoas, permitindo também que os fornecedores de cana possam contar come esse financiamento de forma indireta e direta em termo de crédito”, informou Monteiro, ao dizer que essa ação vai acontecer a curto prazo.
O ministro disse que esse compromisso foi assumido e anunciado pela presidente Dilma Rousseff (PT), no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Maceió, ela se reuniu com empresários e políticos alagoanos.

“O governo entra com o seguro de crédito e as empresas podem financiar todo o ciclo de exportação até a liquidação das cotas. Essa operação poderá alcançar um volume para o Nordeste estimado em 500 milhões de dólares em um prazo até seis anos”, observou o ministro, ao dizer que cerca de 60% dessa movimentação deve ser de empresários de Alagoas.

O presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, José Carlos Lyra, comemorou o anúncio e disse que isso deve melhorar a crise que o setor enfrenta. “O setor está sem crédito e com o aval do governo isso vai ajudar as usinas a pagarem seus compromissos”, falou.


Deixe seu comentário


Publicidade