Cidades

Fé e emoção marcam Círio de Nazaré em Macapá

Coordenação do Círio estima que aproximadamente 150 mil pessoas participaram da peregrinação.


Railana Pantoja
Da Redação

 

Mesmo com a temperatura que chegou aos 33° C na manhã deste domingo (13) em Macapá, milhares de fiéis e devotos de Nossa Senhora de Nazaré acompanharam a procissão do Círio pelas ruas da capital.

A saída foi logo após a missa que iniciou às 7h na Igreja Nossa Senhora de Fátima, e percorreu algumas vias de Macapá até chegar na antiga Catedral de São José, no centro. A Coordenação do Círio estima que aproximadamente 150 mil pessoas participaram da procissão em 2019.

Por causa do calor, muitos devotos desmaiaram ao longo do percurso, mas foram socorridos. “A gente agradece todo o aparato da saúde da Prefeitura e do Governo, eles colaboraram com a gente. A quantidade de pessoas que passaram mal este ano foi menor, comparado ao ano passado. Ontem tivemos 89 ocorrências apenas. O clima também ajudou, não estava tão quente como nos outros anos”, disse Patrícia Silva, integrante da coordenação.

Patrícia conta que é um desejo da coordenação sair com a procissão mais cedo, pra evitar muita exposição ao sol e calor, porém, tem a questão do transporte público.

“A gente tem esse desejo, mas tem a questão do transporte dos peregrinos. Ontem (13) aconteceu uma coisa inédita no Círio, a missa termina geralmente às 8h30 ou 9h, mas ontem acabou às 8h, só que as pessoas não conseguiram chegar. Muita gente não conseguiu acompanhar o percurso, a imagem já tinha passado. Também teve gente que correu pra pegar, já que a imagem passou rápido e cedo. Não pode acontecer isso, já é uma tradição as famílias reunirem, para isso precisamos de calma e tranquilidade, pra atender todos os fiéis”, pontuou.


Deixe seu comentário


Publicidade