Comunidade universitária se movimenta em defesa do HU completo
Uma plenária já foi realizada e agora todos os parlamentares amapaenses serão convocados para grande reunião em novembro.

Douglas Lima
Da Redação
Parte da comunidade da Unifap está empenhada na luta por um Hospital Universitário (HU) completo, como foi demonstrado no começo da noite desta terça-feira, 15, no programa ‘Café com Notícia’ (Diário FM 90,9), pelos acadêmicos Rodolfo Napoleão (Medicina), Daniel Lima (Letras) e Tayra Rezende (Ciências Sociais).
Os três participaram do programa, como entrevistados, para informar sobre o movimento que começou com uma plenária, nessa segunda-feira, 14, e tem como próximo passo convidar os deputados estaduais, deputados federais e senadores do Amapá para uma grande reunião na universidade em data a ser confirmada, mas que deve ser em novembro.
Os acadêmicos informaram que a convocatória para a reunião está sendo elaborada pela Comissão do Hospital Universitário, Movimento Estudantil e chapa ‘Pororoca da Educação’, que concorre ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unifap.
Daniel Lima foi enfático em dizer que a Ebserh, empresa responsável pela implantação do HU, também deverá ser convocada com a exigência de que compareça na reunião com representação pessoal, e não através de documento.
“Não vamos aceitar um hospital pela metade. Todos sabemos o que é ser atendido no Pronto Socorro e no Hospital Geral de Macapá. Um sacrifício, uma humilhação”, desabafou Daniel Lima.
Rodolfo e Tayra chegaram a aventar a possibilidade de que se for realmente necessário fazer corte nos atendimentos do Hospital Universitário, que seja em áreas menos importantes, mas mão na de alta complexidade, do que o Amapá é carente com uma grande demanda.
Os estudantes disseram que a Reitoria da Universidade Federal do Amapá será provocada para entrar na luta, bem como a sociedade civil organizada, considerando que o HU, na forma como está em seu projeto inicial, é interesse de todos os amapaenses, e não só da comunidade universitária.
Deixe seu comentário
Publicidade
