Heraldo Almeida

Samba aposta na fusão de ritmos


Nascido no início do século 20 nas casas de baianas que se mudaram para o Rio de Janeiro, como a lendária Tia Ciata, o samba ganhou o mundo. Um dos ritmos mais populares do Brasil, conquistou gerações de fãs e extrapolou as próprias fronteiras, fundindo-se com estilos tão diversos quanto o jazz, o funk, o soul, o rock, o pop e até mesmo a música eletrônica.

A mundialmente famosa bossa nova, com seu balanço, surgiu nos anos 50, com raízes no samba e influência do jazz. Porém, foi com o som instrumental conhecido como samba jazz ou jazz samba que a fusão se aprofundou. De um lado, a batida cheia de suingue, e de outro, improvisos e harmonias jazzísticos. Moacyr Silva, Sérgio, Mendes, J.T.Meirelles, Edison Machado, Dom Um Romão, Zimbo Trio, João Donato e Milton Banana Trio deram vida a essa escola. Com a explosão da bossa e a imigração de muitos músicos brasileiros para os Estados Unidos, o samba jazz ganhou adeptos na terra do Tio Sam, como o guitarrista Charlie Byrd e o saxofonista Stan Getz, que flertaram com o estilo.

Para o sambista e compositor carioca Nei Lopes, as fusões são positivas quando acontecem de forma espontânea. “No caso do samba e do jazz, há uma grande familiaridade. São músicas irmãs, que compartilham origens comuns, como ocorre também entre o samba e a música afro-cubana”, destaca. (www.cultura.gov.br).

 

  • Reunião

Nesta quarta (23) vai acontecer mais uma reunião de carnaval, da equipe da prefeitura de Macapá (Improir, Macapatur e Fumcult), com representantes das escolas de Samba e Liga. Na pauta, o carnaval de 2020. Na Prefeitura de Macapá (Av: FAB), às 17h.

 

  • Legalização

Até o fechamento dessa edição, apenas duas escolas de samba entregaram seus documentos de legalização à Prefeitura de Macapá, Piratas Estilizados e Unidos do Buritizal, e estão aptas para se inscreverem no edital do carnaval 2020, ainda em discussão. As outras oito agremiações estão com pendências fiscais e se não estiverem legalizadas, não poderão acessar editais e nem conveniar com o poder público.
Os documentos solicitados são: Cartão de CNPJ, Ata da Assembleia de Eleição e Posse, Termo de Posse, Estatuto Social, Certidão de Registro de Pessoa Jurídica, Conta Bancária, RG e CPF do Presidente e Tesoureiro, Comprovante de Endereço da PJ, Certidão Negativa Conjunta Federal, Certidão Negativa Estadual, Certidão Negativa de Tributos Municipais, Certidão Negativa de Execução Fiscal do Município, Certidão Negativa do FGTS, Certidão Negativa Trabalhista e Certidão Negativa de Falência e Concordata.

 

  • Amapá Jazz

Nos dias 25 e 26 (quinta/sexta) Macapá vai parar para assistir a 11ª edição do Amapá Jazz Festival, o maior festival de música instrumental da Amazônia. No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano) – Araxá, 19h. Dia 25 (quinta): Grupo Amazon Music e Finéias Nelluty, Grupo Vocal Ecore, Marrecos Land, Pierre-Marrie Levailant Quarteto Iventio, Alan Gomes Tributo a Artur Maia, Paulo Flores e Trio Canícula Blues. Dia 26 (sexta): Orquestra Bahamas, Brenda Melo, Joãozinho Gomes e Val Milhomem, Enrico Di Miceli, Esdras de Souza e Arismar do Espírito Santo.

 

  • “Ai, Vovó”

Na sexta (26) tem o show, “Ai Vovó”, com Adelson Preto e a Banda Afro Brasil, além da participação especial do cantor João Amorim, no Sankofa (Orla Santa Inês – Araxá), às 22h. Informações: 99121-5873 e 99130-5276.

 

  • Carnaguari

De 8 a 10 de novembro, no município de Ferreira Gomes, vai acontecer o tradicional “Carnaguari”. Evento que valoriza a arte, cultura, gastronomia e entretenimento da cidade, às margens do Rio Araguari. Parabéns.

 

  • “Sou do Norte”

Título do 1º disco (CD) do cantor e compositor da nova geração tucuju, Leandro Sheike, que reside em Oiapoque. São seis músicas com temática amazônica no repertório. Parabéns.

 

  • Tambores

Contagem regressiva para a chegada do mês de novembro, mas não estamos vendo nenhuma manifestação “pras bandas” do Centro de Cultura Negra (Laguinho), para realização do Encontro dos Tambores (semana da consciência negra). Comunidades estão caladas.