Autoridades abrem Bioparque da Amazônia
Com área de 107 hectares, estabelecimento é o maior parque urbano da região Norte

Douglas Lima
Da Redação
Na manhã desta sexta-feira, 25, com transmissão ao vivo pela Rádio Diário FM 90,9, foi aberto oficialmente o Bioparque da Amazônia em concorrido acontecimento que teve a presença do presidente em exercício do Brasil, o amapaense Davi Alcolumbre; prefeito Clécio Luís; governador Waldez Góes; senadores Randolfe Rodrigues e Lucas Barreto; deputados federais, deputados estaduais; presidente da Câmara Municipal de Macapá, Marcelo Dias e vereadores, entre outras autoridades e populares.

Com a denominação de Parque Zoobotânico, há mais de 20 anos o estabelecimento esteve fechado, por uma série de motivos, envolvendo questões administrativas, legais e ambientais. Por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) de que participaram os ministérios públicos Federal e Estadual, o prefeito Clécio se comprometeu a trabalhar para que o ambiente voltasse a funcionar, mudando a concepção zoobotânica para uma integração entre o homem e o meio ambiente, e prestação de serviços ambientais.

O Bioparque da Amazônia é aberto com oferecimento de lazer, ciência e bioempreendedorismo, sendo o maior parque urbano da região Norte com área de 107 hectares, abrangendo três ecossistemas. A população pode visitar o grande espaço das 9h às 17h com gratuidade para todos na terça-feira.

Idosos acima de 60 anos e crianças até 5 anos têm direito à entrada gratuita. Professores das redes públicas municipal e estadual, estudantes, crianças de 6 a 12 anos, pessoas com deficiência e acompanhamento e cadastrados no CadÚnico têm direito à meia entrada. Os demais grupos de pessoas pagam taxa de entrada única de 10 reais.

O Bioparque da Amazônia tem diversas trilhas de diferentes níveis de dificuldade, amplo espaço para piqueniques, orquidário, redário, espaços para interação, meliponário, trilha aquática, tirolesa, casa na árvore e o ecótono, que é uma área de transição entre três ecossistemas: mata de terra firme, cerrado e ressaca.
Fotos: Joelson Palheta
Deixe seu comentário
Publicidade
