Cidades

No Amapá, vizinhos transformam parada de ônibus em ambiente de aconchego e leitura

Passageiros podem ler livros e apreciar um jardim suspenso enquanto esperam o transporte coletivo.


Railana Pantoja
Da Redação

 

Utilizar o transporte coletivo faz parte da rotina de muitos amapaenses, e, às vezes, passar muito tempo no ponto de ônibus, também. Pensando em tornar essa espera pelo ônibus em algo agradável, vizinhos do bairro Santa Rita, zona sul de Macapá, decidiram unir esforços para transformar uma parada de ônibus da avenida Antônio Coelho de Carvalho, esquina com Manoel Eudóxio em sinônimo de aconchego.

O que era apenas uma ‘cobertura com um banco em madeira’, agora possui um jardim suspenso, com flores e plantas naturais que ornamentam os pneus reciclados e pintados pela comunidade. Outro atrativo é um espaço de leitura, que disponibiliza livros de várias áreas.

“A gente fez um grupo da vizinhança e chegamos à conclusão de que as pessoas não zelavam pelo espaço; aconteciam assaltos, as pessoas faziam suas necessidades fisiológicas aqui, tava tudo abandonado. Aí, decidimos dar uma arrumada bacana, a vizinha Néia e o esposo dela chamaram o restante dos vizinhos”, explicou Erecina Nazaré da Cruz, uma das moradoras.

No ponto existe uma lixeira e dois avisos: “proibido jogar lixo” e “sorria, você está sendo filmado”. Caso alguém insista em sujar o espaço, as câmeras de segurança instaladas ao redor registram o flagrante. “A gente vai mantendo aqui para que os vândalos não destruam. Se cada um procurasse fazer a sua parte, fizesse um pouquinho pela cidade e não esperassem só pelo poder público, seria legal”, finalizou Erecina.


Deixe seu comentário


Publicidade