Política Nacional

‘Obstruir é crime’, diz presidente Dilma sobre bloqueio de rodovias

Ministro da Justiça determinou à PRF desbloqueio de rodovias interditadas.


A presidente Dilma Rousseff afirmou ao ser questionada sobre a paralisação dos caminhoneiros que atinge estradas do país desde esta segunda, que “obstruir é crime”. Na manhã desta terça, os atos foram registrados em GO, MG, MT, PR, RS, SC, SP e TO.

O grupo que participa do movimento foi convocado pelo Comando Nacional do Transporte. Os manifestantes são autônomos e se declaram independentes de sindicatos. Eles são contra o governo Dilma Rousseff, pedem o aumento do valor do frete, reclamam da alta de impostos e da elevação nos preços de combustíveis, entre várias outras questões.

“Obstruir é crime. Obstruir, afetar a economia popular é crime. Manifestar é algo absolutamente legal. É da democracia. É algo que faz bem ao pais e à democracia. […] Todos nós somos obrigados a cumprir a lei, principalmente as pessoas que exercem a faculdade de cumprir a lei””, afirmou.
“Reivindicar, nesse país, é um direito de todo mundo. Então reinvindicação, no Brasil, há muito tempo não é crime. Nós construímos a democracia para não ser crime.

Agora, esse país é um país responsável. Interditar estradas, comprometer a economia popular, desabastecendo com alimentos ou combustíveis, isso tem componentes de crime”, disse Dilma.

Ao comentar a greve, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, questionou a paralisação e afirmou que o movimento tem como objetivo somente “desgastar politicamente o governo”. O movimento não tem adesão total dos caminhoneiros. A Confederação Nacional dos Transportes Autônomos afirmou, em nota, que não concorda com a mobilização, já que a pauta não tem relação com os problemas específicos da categoria. A União Nacional dos Caminhoneiros também informou que discorda dos bloqueios.


Deixe seu comentário


Publicidade