Reátegui cobra punição a culpados por tragédia ambiental no Araguari
DEPUTADO ENVIOU TÉCNICOS AO ARAGUARI PARA AVALIAR IMPACTOS

O coordenador da bancada federal no Congresso Nacional, deputado federal Marcos Reátegui (PSC) enviou nesta quarta-feira, 18, uma equipe de técnicos e assessores ao município de Ferreira Gomes para avaliar os impactos ambientais causados pelas hidrelétricas no Rio Araguari, onde na última sexta-feira, 13, foi registrada, mais uma vez, a morte de centenas de peixes no Rio Araguari. A causa, segundo especialistas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), seria a elevada vazão de água durante abertura de comportas.
“É com tristeza e indignação que acompanhamos mais um desastre ambiental cometido em nosso Amapá: o rio Araguari, cuja beleza estonteante serviu para inspirar canções que marcaram nossa história, vive nestes dias uma assombrosa mortandade de peixes. Não é a primeira vez que isso acontece, e é necessário acabar de vez com esse atentado criminoso ao meio ambiente. Por isso, determinei a ida da minha assessoria, juntamente com técnicos da área ambiental, a fim de verificar a situação e, concomitantemente, requisitei junto ao Ibama e à Sema informações sobre as providências adotadas. O Amapá não pode servir de alvo para condutas predatórias, que tantos danos causam aos nossos recursos naturais. Não pouparei esforços para que essa ação criminosa fique impune”, prometeu o parlamentar.
De acordo com Reátegui, não se pode levar em conta apenas os danos ambientes, como também as suas conseqüências diretas para a população: “Não é só a condição de estado mais preservado do país que queremos defender. A morte em massa de peixes no Araguari afeta não apenas o meio ambiente, como também diretamente toda a comunidade pescadora do local, cuja vulnerabilidade exige a ação rápida e eficaz dos poderes públicos, e a população como um todo, porque a cada ocorrência de mortandade fica desabastecida de pescado. Ao podemos ficar de braços cruzados diante dessas tragédias. Meu mandato está empenhado o sentido de cobrar dos órgãos de meio ambiente uma ação forte, eficaz e transparente. A verdade sobre o desastre no Araguari vai ter de prevalecer e seus culpados serão punidos de forma exemplar, custe o que custar”, reforçou.
Protesto
Informado de que a população de Ferreira Gomes vai bloquear a BR-156, na entrada do município, a partir da madrugada desta quinta-feira, 19, em protesto contra a mortandade de peixes no Rio Araguari, Marcos Reátegui afirmou que apóia o movimento.
“Trata-se de um movimento natural, porque o que estamos assistindo é a repetição de atos criminosos com a prevalência da impunidade. A população está cansada, e a indignação é latente. É importante chamar a atenção das autoridades, porque já foram registradas quatro ocorrências dessa natureza e até agora absolutamente nada foi feito contra a hidrelétrica responsável, mesmo após a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) no valor de R$ 10 mi, no ano passado”, denunciou Reátegui.
Deixe seu comentário
Publicidade
