Cidades

Naufrágio: Secretário de Segurança diz que parceria com o Pará dobrou o apoio logístico

Carlos Souza foi ao rádio nesta terça-feira (03) falar da mobilização de entidades públicas para garantir apoio às operações e anuncia a primeira lista oficial dos desaparecidos


Cleber Barbosa, da Redação

O secretário de segurança pública do Amapá, Carlos Souza, disse nesta terça-feira (03) que os entendimentos entre os dois governadores – Amapá e Pará – foi decisivo para a criação de uma verdadeira força tarefa que vem garantindo dobrar o apoio logístico para o traslado e a busca por desaparecidos no naufrágio do último final de semana. “O esforço é no sentido de minorar o sofrimento das pessoas que sofreram com todo esse sinistro”, disse ele.
Em entrevista ao programa LuizMeloEntrevista, na rádio Diário FM (90,9) ele explicou que foi montada uma base operacional na cidade de Gurupá (PA), onde o emprego dos meios disponíveis se concentra, sendo quatro aeronaves e algumas embarcações. “O local do acidente é muito isolado, então escolhemos essa cidade paraense por ser a mais próxima possível para apoiar as operações”, disse o secretário.
Os entendimentos também alcançaram a Marinha do Brasil, por meio de seu comendo militar de área, o 4º Distrito Naval, sediado em Belém e que gerencia as unidades no Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. O comandante da área, almirante Newton Costa, autorizou o emprego de um helicóptero super cougar para o transporte das urnas funerárias das vítimas até Macapá, onde são realizados os exames necroscópicos e a identificação dos corpos.

Carlos Souza também destacou o apoio recebido pelos prefeitos regionais, tanto de Macapá (AP), como Santana (AP), Laranjal do Jari (AP), Almerim (PA) e Gurupa (PA). Os municípios têm apoiado as operações em todas as suas etapas, inclusive com o cruzamento de informações sobre listas de desaparecidos, a partir do relato de familiares que reclamam seus entes. Essa mobilização inclusive foi decisiva para a definição de uma lista oficial – a primeira – das vítimas consideradas desaparecidas no naufrágio.
O anúncio deverá ser feito durante todo o dia de hoje, através do Comitê de Crise instalado no quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, no município de Santana (AP).


Deixe seu comentário


Publicidade