Cidades

Plano de Contingência para o Coronavírus: profissionais de saúde são treinados em Oiapoque

Governador Waldez Góes já oficializou comunicado ao Ministério da Defesa para mobilização do Exército e da Marinha que tem aparatos na região de fronteira.


Oiapoque – Profissionais de saúde iniciaram nesta sexta-feira, 6, um treinamento voltado ao Plano de Contingência para o novo Coronavírus, protocolo elaborado em janeiro pelo Governo do Amapá e aprovado junto ao Ministério da Saúde.

Na quarta-feira, 4, o consulado francês comunicou oficialmente cinco casos confirmados e outros seis suspeitos, o que deu início imediato as ações de enfrentamento de uma eventual chegada do vírus ao Amapá.

A capacitação dos profissionais de saúde faz parte desse protocolo. Epidemiologistas, infectologistas e biomédicos são orientados de como proceder diante das classificações de casos: suspeitos, confirmados, descartados e excluídos.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) destaca que o Amapá não tem registros de casos suspeitos do novo coronavírus. O Governo do Estado garantiu reforço no monitoramento e já está atuando juntamente com o Exército e Marinha do Brasil que integram a rede de vigilância e monitoramento.

“O profissional de saúde deve ser o primeiro a tranquilizar a população para não gerar pânico, com medidas necessárias para prevenção ao vírus, que constam no Plano de Contingência”, disse superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Além do treinamento, o Hospital de Oiapoque recebe reforço com equipamentos e passa por adequações para atender pacientes que deem entrada com sintomas da doença. Uma sala de isolamento já está preparada na unidade.


Deixe seu comentário


Publicidade