Cidades

Operação para reflutuar o navio Anna Karoline III começa no domingo, diz porta-voz do governo

Coronel PM Carlos Souza, que é porta-voz do Comitê de Gerenciamento de Crise, diz que empresa contratada para fazer a reflutuação assegurou que operação para retirar navio do fundo do rio Jari começa no domingo (15).


Elden Carlos

Editor

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública do Amapá, coronel PM Carlos Souza, que é porta-voz do Comitê de Gerenciamento de Crise do Estado, afirmou na manhã desta sexta-feira (13) durante entrevista ao programa LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM) que a operação de reflutuação do navio Anna Karoline III, que naufragou no dia 29 do mês passado na boca do rio Jari, no sul do Amapá, deve iniciar no domingo (15) quando a empresa responsável pelo processo deve chegar ao local do naufrágio com toda a logística necessária.

“O plano de reflutuação foi aprovado pela Capitania dos Portos e a empresa contratada pelo Estado para fazer a operação já foi acionada. A expectativa é de que essa logística com balsas, empurradores, guindastes e toda a logística chegue ao local na madrugada de domingo. De imediato os mergulhadores realizam a avaliação de posição do navio para as amarras, o tamponamento, que é feito na casa de máquinas para evitar o vazamento de óleo, além de outras medidas para iniciar a operação”, declarou.

Mais de 30 profissionais vão atuar diretamente com a reflutuação, sob supervisão de oficiais do Corpo de Bombeiros e Marinha. “É uma operação complexa e que será feita com todo cuidado para evitar um novo acidente. É importante frisar que essa operação objetiva, prioritariamente, localizar possíveis corpos que possam estar presos dentro da embarcação. Queremos colocar um ponto final na angustia das famílias que ainda informam o desaparecimento de seus familiares. Se essas pessoas estiverem lá, certamente vamos encontrá-las para garantir uma despedida com dignidade”, pontuou.

O porta-voz também lembrou que a operação deveria ter sido feita pela empresa dona do navio Anna Karoline III. “Diante da inércia da empresa, o governo do Amapá decidiu assumir essa operação com aporte de R$ 2,4 milhões. Já acionamos a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que confirmou que vai ingressar com uma ação para que a empresa dona do navio faça o ressarcimento desses valores aos cofres públicos”, acresceu.

Após o trabalho de reflutuação, inspeção e perícia, o navio será rebocado até um estaleiro em Santarém (PA), onde a empresa de navegação ficará responsável como fiel depositária até o final das investigações.


Deixe seu comentário


Publicidade