Covid-19: prefeito Clécio visita UBS Lélio Silva e checa processos de atendimento
De acordo com o chefe do poder Executivo municipal, a capital vem adotando todos os protocolos de atendimento ao público relacionados ao Coronavírus (Covid-19).

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Silvana Vedovelli, visitou na tarde de domingo, 15, a Unidade Básica de Saúde Lélio Silva, localizada no bairro Novo Buritizal, que é uma das unidades de referências para atendimentos no município.
“Estive pessoalmente na unidade para averiguar os processos de atendimento ao público. Volto afirmar que as equipes da rede pública municipal de saúde estão preparadas e que, inclusive, já passaram por orientação e capacitação, e estão seguindo todas as normativas repassadas pelo Ministério da Saúde, reforço que as unidades estão preparadas com os equipamentos necessários como máscaras, toca, luvas e álcool em gel que serão distribuídas dentro dos encaminhamentos recebidas pelo ministério da saúde. É importante ressaltar que a população mantenha calma e nos ajude a combater notícias falsas e que geram alarde e pânico”, explicou o prefeito.
O gestor do município destacou ainda que a capital do estado do Amapá já possui processo de licitação para a compra, caso haja necessidade de aquisição de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Clécio conversou com médicos, técnicos, enfermeiros, equipe de laboratório e falou por telefone com pacientes suspeitos do Covid-19. Segundo o médico que estava de plantão, Cássio Godoy, as equipes estão seguindo as normas do fluxo do protocolo de atendimento nos casos de pacientes com suspeita da síndrome respiratória e os que estão em observação continuam sendo monitorados.

Unidades de referência
As unidades de saúde Marcelo Cândia e Lélio Silva fazem atendimento e coletas de amostras para análise nos casos de suspeita. Os horários de funcionamento destas UBS’s são: Marcelo Cândia, de segunda a sexta, das 8h às 18h; e Lélio Silva 24 horas.
Medidas preventivas
O Município realizou no sábado, 14, por meio de decretos, a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento e Resposta Rápida ao Coronavírus, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem o objetivo de prevenir, controlar e conter os riscos à saúde pública. Também são participantes do comitê as secretarias de Educação; Assistência Social; Gabinete Civil; Planejamento, Orçamento e Tecnologia da Informação; Finanças; Procuradoria do Município; Guarda Civil e Secretaria de Governo de Macapá.
A prefeitura instituiu também medidas preventivas em relação ao âmbito administrativo interno e externo do município de Macapá e vedou concessões de licença ou alvarás para eventos privados e com mais de 100 pessoas. Sendo que esta também vale para estabelecimentos comerciais já licenciados pela prefeitura. As decisões têm o prazo de vigência de quinze dias, a partir do dia 15 de março de 2020, podendo ser prorrogado caso ocorra necessidade.

Dicas de prevenção e orientações
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Ficar em casa quando estiver doente;
• Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
• Pessoas que estiverem voltando de locais com grande transmissão devem fazer auto isolamento por sete dias, evitando grandes movimentações em locais com aglomeração de pessoas;
• Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
• manter ambientes bem ventilados e higienizar as mãos após tossir ou espirrar
Deixe seu comentário
Publicidade




