Governo do Amapá vê certo “relaxamento” da população na quarentena e deve anunciar novas medidas
Para o coordenador estadual da Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, movimento nas ruas aumentou e preocupa campanha contra o Coronavírus.

Cleber Barbosa
Da Redação
O Governo do Amapá deverá anunciar novas medidas para conter um visível aumento na circulação de pessoas pelas cidades, principalmente na capital Macapá. A informação foi repassada nesta quarta-feira (08) pelo coordenador estadual da Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, em entrevista no rádio.
Falando à equipe do programa LuizMeloEntrevista, da Rádio Diário FM (90,9), ele disse que uma ação conjunta de governo, envolvendo a Vigilância em Saúde, Secretaria de Saúde, Segurança Pública e Defesa Civil vai intensificar o monitoramento no Hospital de Emergência, para verificar a ocorrência de casos [de Covid-19] e garantir total segurança aos profissionais de saúde e usuários.
Dorinaldo disse que todo o trabalho de desinfecção hospitalar – feito em parceria com o Exército Brasileiro – também está tendo continuidade. “Mas também teremos um acompanhamento feito pelo coronel Pedro Omar, da Defesa Civil, para uma conversação com os médicos sobre o nível de diagnóstico clínico dos pacientes com suspeita de Covid, nos três turnos, para depois seguir também para Santana”, disse ele.
Ele falou também em bloqueios sanitários que já ocorreram e serão retomados em parceria com a Polícia Militar e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), pois nos horários de pico está sendo observado um trânsito muito grande de pessoas. “Estamos muito preocupados, pois a avaliação é de que infelizmente boa parte da população não está cumprindo o isolamento social, a gente inclusive tem os dados sobre aumento do fluxo de pessoas, até mesmo com registro de pontos de pequenos engarrafamentos”, disse o coordenador.
Por fim, Dorinaldo Malafaia disse que a equipe de governo avalia com preocupação essa situação, dado o crescente número de casos confirmados de Covid-19. “Ontem nós tivemos 51 casos confirmados e provavelmente isso vai aumentar muito, pois estamos fazendo muitos exames e enquanto chegam os resultados precisamos reforçar o controle de circulação, pois as pessoas estão relaxando o isolamento social, que é muito importante e já foi acusado em nosso radar, daí a decisão de fazer uma nova avaliação e novas medidas poderão ser adotadas, para que as pessoas possam entender a gravidade da coisa, uma pandemia que bem ali em Manaus está o exemplo, pois o sistema entrou em colapso”, concluiu.
Deixe seu comentário
Publicidade

