Política

MPF solicita informações ao Ministério da Saúde sobre instalação de hospital de campanha no Amapá

Em situação de emergência, estado tem carência histórica de infraestrutura de saúde. Sistema pode entrar em colapso, em algumas semanas


O Ministério Público Federal (MPF) solicitou informações ao Ministério da Saúde sobre a possibilidade de instalação de hospital de campanha no Amapá. No ofício, dirigido ao ministro Nelson Teich e ao secretário-executivo João Gabbardo, o órgão também quer saber sobre o possível envio de agentes da Força Nacional do SUS ao estado. O documento destaca a situação de emergência em que se encontra o Amapá, após o crescimento exponencial de casos de covid-19. O documento, expedido nesta sexta-feira (17), fixa prazo de 72 horas para respostas.

No ofício, o MPF questiona sobre a existência de cronograma de construção de hospital de campanha, caso o Ministério da Saúde de fato planeje instalar unidade no estado. O órgão também consulta se há planejamento para o envio de agentes da Força Nacional do SUS para reforçar o atendimento no Amapá. A possibilidade foi citada em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, no início da semana.

Para o MPF, a necessidade de ampliação da rede de atendimento reside na carência histórica de infraestrutura de saúde, bem como no risco iminente de colapso do sistema, em algumas semanas. Além disso, o Amapá possui o segundo menor orçamento do país, o que justificaria a necessidade de auxílio.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico do estado, são 370 casos confirmados de covid-19, 38 pessoas hospitalizadas e 10 óbitos.


Deixe seu comentário


Publicidade