Cidades

Com mais de 2 mil confirmados, SVS avalia que Amapá pode alcançar 4 mil infectados por Covid-19 na próxima semana

De acordo com o superintendente da SVS/AP, Dorinaldo Malafaia, o ideal seria alcançar um isolamento social de 70% para que a transmissão do vírus fosse controlada.


Railana Pantoja
Da Redação

Ainda na manhã da última terça-feira (05), a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/AP) estimava que o Amapá atingiria até a próxima semana 2 mil casos confirmados do novo coronavírus. Mas, o que era esperado para as duas próximas semanas, aconteceu já nesta quarta-feira (06), quando o estado registrou 2.046 casos.

 

“A própria previsão nossa, que era de ter esse volume até semana que vem, se antecipou em uma semana. A gente tinha uma previsão epidemiológica de que tivéssemos aproximadamente 2300 casos até o final da semana que vem. Mas pelos números que temos aqui, é provável que cheguemos a aproximadamente 4 mil na semana que vem, de 4 a 5 mil. Estamos falando só de casos confirmados, logicamente ainda tem a questão dos subnotificados, assim como em qualquer outro país ou estado”, analisou o superintendente da SVS/AP, Dorinaldo Malafaia.

 

Na manhã desta quarta-feira (06), Dorinaldo falou que ainda ontem (05) uma reunião foi realizada com o Governo do Amapá, Prefeitura de Macapá, Judiciário e outros órgãos para avaliação de decisões conjuntas que possam frear esse aumento significativo. “Do ponto de vista epidemiológico, claro que isso já é necessário, mas isso tudo precisa ser acompanhado por um processo de logística. Uma coisa é a percepção científica, outra coisa é a condição estrutural. Isso depende muito da capacidade da nossa segurança pública, por isso o coronel Carlos [Sejusp] e sua equipe já estão analisando essa questão”, disse.

 

Uma das medidas que pode controlar a transmissão do vírus é o isolamento social, mas essa ação não tem alcançado a meta necessária para que seja eficiente no Amapá. “A nossa meta é intensificar em 70% o isolamento social. É a meta que a SVS precisa alcançar para que a gente possa interromper a transmissão e dê tempo, inclusive, para a estrutura hospitalar ir se adaptando”, avaliou Dorinaldo.

 

Boletim

De acordo com o último informativo divulgado pelo Governo do Amapá, na tarde desta quarta-feira (06), o estado registra 2046 casos confirmados, sendo 596 recuperados, 56 óbitos, 86 hospitalizados e 1308 pacientes em isolamento domiciliar.


Deixe seu comentário


Publicidade