Centro de Covid-19 de Santana humaniza internações
Pacientes contam agora com videoconferência para dar notícias e reduzir a saudade. Conversas ajudam na recuperação, dizem especialistas

Por Hélmiton Prateado
O Centro de Atendimento ao Covid-19 de Santana implantou um serviço de aproximação entre pacientes e familiares que está revolucionando o tratamento da pandemia no município. Diariamente os pacientes da enfermaria recebem chamadas de vídeo para interagir com familiares ou amigos previamente cadastrados e contar como está sua recuperação.
A diretora multidisciplinar do Centro, enfermeira Lorena Mota, explica que a iniciativa é uma forma de humanizar a atenção aos pacientes e reduzir a distância entre eles que não podem receber visitas durante a pandemia.
“Temos uma experiência muito positiva assim já de outras unidades e aplicamos aqui. Os pacientes ficam alegres em poder falar com amigos ou familiares que não podem visita-los e isso aumenta sua auto-estima, favorecendo até mesmo sua recuperação”, explica.
Um dos profissionais da assistência faz o intercâmbio do paciente com seu familiar e usa a rede de computadores para fazer a chamada de vídeo. Os pacientes se mostram alegres e contam como estão se recuperando, enquanto o familiar do outro lado se enche de esperança de ter de volta a pessoa que está em tratamento.
A diretora Lorena Mota conta que essa experiência foi testada a primeira vez em Aparecida de Goiânia, onde o IBGH, Organização Social que faz a gestão do Covid 3 também adminbistra o hospital municipal.
“Começamos um projeto piloto no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) e vimos que isso ajuda a alegrar os pacientes, reduz o estresse de parentes por notícias e boletins médicos e ainda melhora o quadro dos pacientes”.
Além das vídeo-chamadas os parentes e interessados podem acessar o boletim médico pela internet, através de um cadastro prévio e notícias sobre a evolução dos pacientes.
“Nossa meta é prestar uma assistência à saúde sempre humanizada e dentro do padrão de excelência que a população merece”, finaliza Lorena.
Deixe seu comentário
Publicidade
