Cidades

Testes de Covid-19 colhidos em Oiapoque poderão ser analisados pelo Instituto Pasteur, na Guiana Francesa

A cooperação técnica foi autorizada pelo Ministério da Saúde no último sábado (6). Ajuda deve dar resposta mais rápida dos testes colhidos no município de Oiapoque, que faz fronteira com a Guiana Francesa.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O superintendente da SVS/AP, Dorinaldo Malafaia, informou na manhã desta segunda-feira (8) que uma cooperação técnica entre Brasil e França dará permissão para o Instituto Pasteur, na Guiana Francesa, analisar amostras suspeitas de Covid-19 colhidas em Oiapoque. A ideia é dar celeridade na resposta dos testes que estão acumulados.

 

“Tivemos o aceite do Ministério da Saúde para que a gente possa fazer a cooperação com a Guiana Francesa, no que diz respeito aos exames laboratoriais, para que sejam analisados os exames de Oiapoque pelo Instituto Pasteur. Demorou um pouco, mas o Ministério da Saúde autorizou na última semana que a gente tivesse o laboratório de fronteira operando juntamente com o Instituto Pasteur”, anunciou Dorinaldo Malafaia.

O Instituto Pasteur é um renomado centro de pesquisas da França, possui sede em Paris e tem unidades em mais de 25 países, incluindo o Brasil. É uma organização internacional que faz pesquisas científicas de doenças infecciosas, com estudos avançados sobre biologia dos microrganismos.

 

“Até mesmo por questão de proximidade fica bom, e nesta semana já começamos a mandar amostras para o Instituto. Nós fizemos esta cooperação através da SVS e da Agência Nacional de Saúde da Guiana Francesa, que é como uma representação do Ministério da Saúde. Não só para a questão da Covid, mas isso vai abrir um caminho importante para outras ações que Oiapoque necessite”, finalizou Dorinaldo.


Deixe seu comentário


Publicidade