Heraldo Almeida

Academia Laranjalense de Letras lança sua 1ª obra literária


O município de Laranjal do Jari, no extremo sul do estado, começa a despontar como celeiro de talentos de poetas e escritores. Prova mais recente disso foi o lançamento do livro ‘Centelha – coletânea poética’, na semana passada.
A obra reúne o trabalho de dez autores. Cada um com poesias de temas variados, respeitando o estilo de cada poeta; por sinal, os próprios autores custearam a publicação do projeto.
Centelha, segundo descrevem seus escritores, “não é só um livro, mas o mais puro sentimento poético de um povo que se dedica a arte e que se expressa através da escrita, semeando a cultura literária como um legado deixado de herança aos jovens estudantes e amantes da leitura”.
A obra literária foi lançada pela Academia Laranjalense de Letras (ALL), instituição fundada em Laranjal do Jari em 26 de junho de 2003. A entidade tem o objetivo de apoiar o trabalho de escritores e poetas da região, incentivo à leitura e às artes de maneira geral.
O presidente da Academia, Edvaldo Casemiro Ferreira Pinheiro, já tem livro lançado e participa em Centelha pela segunda vez de uma obra coletiva. Ele diz que o município tem grande potencial para a literatura e para as artes e que vislumbra o fortalecimento das manifestações artísticas em terras jarilenses.
A Academia tem 16 anos de fundação e incentiva a leitura com eventos como bienais e feiras, mas este primeiro lançamento de um livro inaugura uma nova era no trabalho e na missão da entidade.
Os autores que participam do livro ‘Centelha’, são:Autores: José Ribamar trindade, Joel Gomes da Silva, Franciscley Reis da Silva, Cláudio de Almeida Silva, Helomar de Assis Gama, Edvaldo Casemiro Ferreira pinheiro, Ana Goretti de Lima da Silva, Francisco Ivan Lopes, Gilmar Queiroz e José Caetano. (Gabriel Penha-Jornalista). ■

 

CineSesc

Projeto ‘Em Casa Com Sesc’ divulga entre os dias 13 e 19 de agosto programação com quatro filmes: O Refúgio, Divinas Divas, Trago Comigo e O Homem da Lua. Assista pelo sescsp.org.br/cinemaemcasa.

 

Música

Nesta sexta (14) tem lançamento da nova obra musical do consagrado cantor e compositor Renato Teixeira, ‘Humano São Todos Iguais’, em todas as plataformas digitais.
Renato é autor de grandes sucessos como: Romaria, Amanheceu Peguei a Viola, entre outros. A nova música é mais uma composição do artista e retrata a fé de quem acredita na salvação da humanidade.

 

Belo cantar

A jovem cantora amapaense, Ariel Moura, se destaca pelo belo cantar e com um saboroso tempero musical que alimenta seu repertório.
A artista já esteve no palco do programa global The Voice Brasil. #TalentoPuro.

 

Memória

Muita gente ainda relembra o belo desfile que Piratas Estilizados realizou no carnaval amapaense deste ano, no Meio do Mundo.
A mensagem do reflexivo enredo ‘Xô Preconceito, Queremos Respeito’, foi entendida e cantada por todos.
Ficou na memória.

 

‘Ápacam’

Poeta e escritor, Joãozinho Gomes entregou ao prefeito de Macapá, Clécio Luis, três livros do projeto literário ‘Coleção Letras e Ápacam’.
As obras são de autoria dos escritores Alcy Araújo, Isnard Lima e Manoel Bispo.
Detalhe: A palavra Ápacam é a escrita de Macapá, ao contrário.

 

Cantoria

Consagrada cantora da Amazônia, Oneide Bastos é uma das artistas contempladas no Edital da PMM para o Macapá Verão 2020.
Ela já está ensaiando para realizar seu show em grande estilo.
A programação será transmitida pelas redes sociais da instituição entre 20 de agosto e 4 de setembro.

 

Profissionalismo

Professor, músico instrumentista e produtor [nessa ordem] Alan Gomes é um artista amapaense profissional, merecedor de todo respeito e reconhecimento pelo trabalho refinado que realiza na arte de tocar.
Alan é de família tradicional da música tucuju (filho do guitarrista Álvaro Gomes e sobrinho de Carlitão – criadores da Banda Placa).
Com vasta experiência na carreira como baixista e inúmeras apresentações e participações em festivais e shows. Parabéns.