Cidades

“Aqui é meu Bairro”: Laguinho era conhecido como “Poço da Boa Hora”

O projeto “Aqui é meu Bairro” tem como finalidade a nova delimitação e definição dos bairros da cidade. Por meio de Projeto de Lei, propõe a alteração, delimitação e criação de bairros no município de Macapá.


A prefeitura convida a população da cidade de Macapá a participar da consulta pública. Os interessados em conhecer, opinar e contribuir com este trabalho, que resultará na aprovação de uma Lei, devem enviar suas contribuições até 27 de agosto de 2020, por meio do cadastro e preenchimento do Formulário de Consulta Pública, pelo link: https://macapa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/detalhes&itd=12.

O projeto “Aqui é meu Bairro” tem como finalidade a nova delimitação e definição dos bairros da cidade. Por meio de Projeto de Lei, propõe a alteração, delimitação e criação de bairros no município de Macapá. A proposta legislativa apresenta 61 bairros devidamente individualizados, por intermédio de georreferenciamento, com sua espacialização dentro do perímetro urbano devidamente definida.

Segundo a tradição, o local era conhecido como “Poço da Boa Hora”, onde morava um senhor descendente de escravos. Nas horas do meio-dia e das seis da tarde, ninguém se atrevia a passar pelo local, pois esse senhor fazia malvadezas. A referência do nome do morador (Pretinho) está na obra de Fernando Canto – “Telas e Quintais”. Não foi encontrado ainda o local exato onde ficaria localizado o “Poço da Boa Hora”. A maioria dos moradores diz que recebeu a história de seus pais, e que estes receberam de seus avós.

“Aonde tu vai, rapaz, por estes campos sozinho? Vou fazer minha morada, Lá nos campos do Laguinho…”. Mais tarde o Laguinho mudou de nome, passando a se chamar Julião Ramos. Após um plebiscito realizado entre a população do bairro, o local voltou a ser chamado de Laguinho. Lá, se encontra a Escola Estadual General Azevedo Costa, a União dos Negros do Amapá, além da Praça Julião Ramos, de acordo com o acervo do historiador Edgar Rodrigues.

Fotos: Cleito Souza


Deixe seu comentário


Publicidade