Cidades

Unifap consegue R$ 1,8 milhão para ações contra à Covid-19

Ações de testagem e acompanhamento médico precedem o debate sobre retorno das atividades na Universidade Federal do Amapá.


Cleber Barbosa

Da Redação

 

O pesquisador amapaense José Carlos Tavares, ex-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e coordenador do Laboratório de Fármacos, anunciou nesta segunda-feira (24) em entrevista ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM) que a academia vai começar a fazer testes da Covid-19 nos estudantes, professores, servidores e técnicos da instituição. O trabalho inicia na semana que vem.

 

Tavares explicou as justificativas para a realização do trabalho. “Nós já vínhamos debatendo o retorno às atividades, que poderão ser remotas ou gradativamente presenciais, mas jamais poderíamos fazer isso sem detectar a real situação dos principais objetos de existência da universidade, que são os estudantes”, disse ele.

 

Segundo ele, o próprio Ministério da Educação (MEC) lançou um edital de subvenções logo no início da pandemia e a Unifap – através de diversos professores – concorreram e foram agraciados com a liberação de recursos que irão subsidiar uma série de ações envolvendo toda a comunidade acadêmica, uma delas exatamente a testagem em massa.

 

Os kits e demais insumos para 34 mil testes já chegaram à Unifap na semana passada. “Nós vamos fazer testagem em todos os campos da universidade, possivelmente começando por Oiapoque, envolvendo estudantes, professores, técnicos e também os colaboradores que prestam serviço à nossa instituição”, disse.

 

O valor total conseguido a partir do MEC, na ordem de R$ 1,8 milhão, será empregado tanto na testagem como na realização de exames mais sofisticados como o RT- PCR, para estudantes, professores e servidores que apresentarem comorbidades ou que já tiveram a Covid.

 

Além disso, será feito todo um acompanhamento médico com a respectiva realização de exames, mas também ações de segurança com, por exemplo, produção de álcool gel, anticépticos e muito mais.


Deixe seu comentário


Publicidade