Prefeitura inaugura Laboratório Covid para ampliar testagem em Macapá
Inicialmente 35 mil testes rápidos estão sendo disponibilizados no Laboratório, mas a Prefeitura avalia levar a testagem para os bairros da capital, através de unidades móveis de coleta.

Railana Pantoja
Da Redação
A Prefeitura de Macapá inaugurou na manhã desta terça-feira (25) o Laboratório Covid, com o objetivo de ampliar a testagem e capacidade de rastreamento de casos positivos em pessoas assintomáticas, principalmente.
Qualquer pessoa que desconfie ter se contaminado pode fazer o teste, no entanto, quem apresenta sintomas da doença deve procurar uma das quatro unidades de saúde de referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19: Lélio Silva, Álvaro Correa, Marabaixo e Santa Inês.
“Hoje (25) temos um quantitativo de 35 mil testes. A testagem continua nas Unidades Covid, dos pacientes sintomáticos, para que recebam atendimento médico lá. O Laboratório foi aberto para testar os assintomáticos, que não estão sentindo nada, mas podem ser pacientes contaminados por Covid. O assintomático é uma pessoa que está disseminando o vírus, e, identificando, a gente consegue tirar ele de circulação pelo tempo necessário”, explicou Gisele Cezimbra, secretária municipal de saúde de Macapá.

Para evitar a duplicidade de casos, a Prefeitura vai cruzar os dados positivos de pacientes anteriormente confirmados com o banco de dados do e-SUS, um sistema nacional de informação.
“Temos um banco de dados com os pacientes que foram positivos num momento anterior, e ele [paciente] vindo até aqui vai realizar o teste. Se detectar IGM positivo, vamos cruzar esses dados, e a partir disso, confirmando que no passado a pessoa já fez o teste e deu positivo, vamos realizar a sorologia como contraprova para garantir se é um paciente com IGM ativo, que dissemina a doença, ou se ele tem IGG ou IGM residual [quando partículas do vírus são detectadas]”, finalizou Gisela.
O Laboratório Covid, localizado na avenida Fab, entre as ruas General Rondon e Tiradentes, funciona de 7h às 22h, de segunda a sábado. Para fazer o teste, é necessário apresentar um documento oficial com foto.
Deixe seu comentário
Publicidade


