Política

Após articulação de Randolfe, Estado e hospitais assinarão TAC para garantir tratamento de câncer no Amapá

O parlamentar já se comprometeu em mobilizar a bancada federal para garantir esforços para construção de novo espaço para a Unacon, que ficará localizado próximo do Hospital de Amor, na zona norte de Macapá.


Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) será firmado entre Estado, rede hospitalar e Ministério Público estadual com o objetivo de garantir as condições para o tratamento de pacientes oncológicos no Amapá.

O compromisso ocorre após o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) levar as dificuldades encontradas por pacientes com câncer para o MP-AP. O termo foi a principal deliberação do último encontro sobre o tema promovido pela procuradora-geral, Ivana Cei, na segunda-feira (24).

De acordo com relatos de pacientes, há dificuldades nos tratamentos e também carência de medicamentos. Os problemas têm sido levantados em reuniões periódicas com a Secretaria de Saúde do Estado, que confirmou situações como a dificuldade em adquirir 67% dos medicamentos que deveriam ser disponibilizados.

Entre os itens que constarão no TAC, está o comprometimento em ações para melhorar a infraestrutura e para que o Amapá tenha as condições para o tratamento completo de câncer, incluindo a radioterapia que hoje é preciso ser feito em outros estados.

Além da assessoria do senador e da procuradora-geral, participaram do encontro o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, os promotores de Justiça Fábia Nilci, Milton Ferreira e Wueber Penafort, da Promotoria de Saúde do MP-AP, o representante da Associação Médica Brasileira do Amapá, Mauro Secco, o diretor do Hospital São Camilo, Alcedir Rigelli, o diretor sa Unacon, Roberto Maciel, além de representantes da Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor (Pouva).

Em 2017, Randolfe alocou R$ 799.990,00 em recursos para a unidade. O objeto da emenda, na época, era a aquisição de equipamentos para tratamento oncológico.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade