Polícia

Registros de estupros contra menores caem 50,5% durante a pandemia na capital

Dados foram divulgados na última semana pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Praticados Contra Criança e Adolescente (DERCCA).


Delegado Ronaldo Entringe divulgou dados sobre os casos

Elden Carlos
Editor-chefe

A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Praticados Contra Criança e Adolescente (DERCCA), divulgou na última semana dados que apontam uma redução média de 55% nos crimes de estupro de vulnerável, lesão corporal e maus-tratos ocorridos em Macapá, contra crianças e adolescentes, referentes ao período da pandemia.

De acordo com os números apresentados pelo Núcleo Setorial de Planejamento da Polícia Civil, houve uma redução nas denúncias desses três crimes [no período de 20 de março a 20 de agosto] em comparação ao mesmo período do ano passado.

As estatísticas apontam que em Macapá, a redução foi de:

• 50,5% no crime de estupro de vulnerável;

• 46,6% no crime de lesão corporal;

• 68,2% no crime de maus-tratos.

Segundo o delegado Ronaldo Entringe (foto), titular da especializada, uma das causas para essa redução é o fato de que todos os familiares – em razão da pandemia – passaram a permanecer mais tempo em casa , inibindo qualquer tipo de ação das pessoas que cometem esses tipos de crimes.

“Os dados estatísticos demonstram que, no período de mais de 150 dias, que compreende o início do isolamento social ao início de sua flexibilização, houve uma redução significativa na ocorrência dos crimes praticados contra crianças e adolescentes. Uma das causas que podem justificar essa redução está no próprio isolamento social, que exige que os familiares permaneçam dentro de casa, o que pode dificultar ou inibir que o criminoso esteja muito tempo sozinho com a vítima”, destacou o delegado.

Para denunciar um crime cometido contra criança ou adolescente, procure a DERCCA, a Delegacia mais próxima ou ligue 181.

Dados

• Estupro de vulnerável

2019 – 87

2020 – 43

• Lesão corporal

2019 – 75

2020 – 40

• Maus-tratos

2019 – 41

2020 – 13

Imagem/Divulgação/Ascom/PC


Deixe seu comentário


Publicidade