Política

“Eleição Municipal de 2020 será sem uso da biometria”, afirma presidente do TRE-AP

Anúncio foi feito pelo presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo, durante entrevista na manhã deste sábado (05) ao programa Togas&Becas (Diário 90,9FM).


Cleber Barbosa
Da Redação

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Rommel Araújo, anunciou neste sábado (05), em entrevista ao programa Togas&Becas (Diário 90,9FM), que devido às medidas de saúde para enfrentamento à pandemia da Covid-19 não será possível a utilização da biometria dos eleitores. A identificação nestas eleições será por meios tradicionais, como a apresentação de documentos com foto, para evitar o compartilhamento dos leitores óticos que não podem ser higienizados com álcool a cada uso.

 

Mas, segundo Rommel, o pleito eleitoral desse ano não significa necessariamente um retrocesso do ponto de vista tecnológico, pois será mais que oportuno que os cidadãos amapaenses instalem no celular o “e-Título”, que substitui o documento de papel com muitas vantagens, como a possibilidade de informar a zona, seção eleitoral e até o endereço do local de votação.

 

“E isso, possibilitando, inclusive, migrar para um aplicativo GPS qualquer, que leva você até a seção eleitoral”, acrescentou.

 

O magistrado também falou sobre as medidas de logística para garantir a aplicação das eleições em todos os municípios do estado, através do meio eletrônico de votação, que ele diz ter sido uma decisão acertada e de vanguarda da Justiça Eleitoral.

 

Para os embates no campo jurídico, Rommel afirma que o próprio Tribunal deverá realizar uma média de 12 sessões por mês para garantir a estabilidade do processo eleitoral [no grau de recurso] por parte das assessorias jurídicas de candidatos, partidos ou coligações.

A fiscalização do pleito e o combate à compra de voto também ganharão um reforço com o uso da tecnologia e meios remotos de controle, monitoramento e denúncias.

 

“No processo eleitoral teremos uma comissão de fiscalização em conjunto com o Ministério Público Eleitoral, que poderá receber, inclusive, essas denúncias por meio de mídias, filmagens também, que serão devidamente avaliadas pela comissão”, disse Rommel Araújo.

 

Outra importante vantagem do e-Título é que o aplicativo emite a certidão de quitação e comprovante de regularidade. Existe ainda a possibilidade de se inscrever como mesário voluntário, um programa cada vez mais incentivado e que está recebendo uma atenção especial por parte do TRE-AP, que assegura a proteção em relação ao combate da Covid-19.


Deixe seu comentário


Publicidade