PF deflagra ‘Operação Capitania Hereditária’ no Amapá
Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta sexta-feira (18) na capital, Macapá. Houve também o afastamento de um servidor público envolvido no esquema criminoso.

A Superintendência da Polícia Federal (PF), no Amapá, deflagrou na manhã desta sexta-feira (18) a Operação Capitania Hereditária. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um de afastamento de função pública na capital amapaense. Cerca de 20 agentes participaram da operação, segundo a PF.
O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa especializada em regularização fundiária ilegal no estado. As investigações revelaram a prática de inserção de dados ideologicamente falsos de imóveis rurais pertencentes à União, atribuindo-os a particulares, no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF).

Os investigados irão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de falsidade ideológica, inserção de dados falsos no sistema de informações, invasão de terras públicas da União e organização criminosa. Se condenados, as penas poderão chegar a 30 anos de reclusão.
Capitania Hereditária é uma referência aos lotes de terra nos quais o governo português decidiu dividir o Brasil para facilitar a colonização.
Imagens: Divulgação/PF
Deixe seu comentário
Publicidade
