De forma lúdica, artistas chamam atenção para a segurança na faixa de pedestre
Tomé Azevedo, que coordena a parte artística da Semana Nacional do Trânsito em Macapá, vai ao rádio esclarecer os pontos de reflexão da campanha deste ano.

Cleber Barbosa
Da Redação
O arte-educador Tomé Azevedo, que é um dos coordenadores do trabalho da Semana Nacional do Trânsito em Macapá, falou nesta quarta-feira (23) sobre a importância da programação e que todos possam se apropriar da mensagem que está sendo transmitida, para evitar mais mortes ou mutilações provocadas pelos acidentes.

Ele concedeu entrevista ao programa LuizMeloEntrevista, da rádio Diário FM (90,9), em plena Blitz Educativa no Centro de Macapá, com o tema “Perceba o risco, perceba a vida”. O ponto de concentração foi no cruzamento da Av. FAB com a Rua General Rondon, para chamar a atenção de quem passava pelas vias.
O coordenador explicou que a programação deste ano é uma iniciativa do Governo do Amapá e da Prefeitura de Macapá, com o decisivo apoio do SEST/SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Trânsito) e da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

Tomé Azevedo disse que durante a pandemia houve um aumento dos transtornos no trânsito da cidade, que credita ao próprio processo de estresse provocado pelo isolamento domiciliar, que aos poucos vai ficando para trás e as pessoas retomando as rotinas e o trânsito do dia a dia.
De forma lúdica, mas esclarecedora, os agentes de trânsito e artistas envolvidos na programação chamam a atenção para questões como levantar a mão para pedir passagem na faixa de pedestre.
“Nós precisamos educar, levar a informação de que não basta levantar a mão, tem que olhar para os lados, perceber o fluxo do trânsito e esperar o veículo parar para poder atravessar”, diz o coordenador.
A mesma ressalva é feita para os condutores dos veículos, que ao se aproximar da faixa do pedestre é preciso se antever e imaginar que alguma pessoa pode surgir pedindo passagem e assim evitar um acidente de atropelamento.
Deixe seu comentário
Publicidade

