Além de recuperar corredores do tráfego, prefeitura quer criar alternativas para o fluxo
Vias antigas com pavimento desgastado recebem nova camada asfáltica, mas também caminhos alternativos para diminuir a pressão, retenção e engarrafamentos.

Cleber Barbosa
Da Redação
O arquiteto David Covre, secretário municipal de Obras da Prefeitura de Macapá, voltou ao rádio nesta quinta-feira (24) para prestar mais esclarecimentos sobre as obras viárias em execução na capital. Em linhas gerais, a ideia é acelerar os cronogramas para aproveitar o quanto puder, o chamado verão amazônico, para recuperar corredores do trânsito e ainda abrir vias alternativas para dar mais fluidez ao tráfego.
Ele falou sobre o esforço para ao mesmo tempo em que se recuperam os corredores do tráfego, como a Rua Mato Grosso, também criar rotas alternativas para dar vazão ao trânsito.
“Um exemplo são as vias que a gente abriu agora no Pacoval, pois que vem para a região central a passa a ponte Sérgio Arruda ao invés de seguir pela Eliezer Levy pode margear o Canal do Jandiá pela margem direita e ter acesso direto para a Leopoldo Machado”, detalhou.
Mas a abertura de novas vias – e não recapeamento – também avançam do outro lado do Canal do Jandiá, em direção à orla do Rio Amazonas, até a Rodovia do Pacoval, com cerca de 1 mil metros de cama asfáltica que deverá ser iniciado na próxima semana, depois de vencida a etapa de terraplanagem que vinha sendo executada desde o ano passado.
Davi Covre falou ainda sobre uma demanda histórica na região central de Macapá, na Avenida Cora de Carvalho, que recebeu obras de drenagem profunda.
“Nossa engenharia dimensionou as galerias e a equipe executou o serviço, deu tudo certo e agora vamos iniciar a pavimentação do Centro até o Alvorada, pois o serviço público tem algumas regras que precisamos observar, então ao invés de fazer apenas um trecho daquela via, garantimos através de uma emenda parlamentar do senador Davi recurso para fazer toda a avenida, que vai se transformar em um novo corredor para o tráfego também”, disse.
Periferia
Ele explicou que um recurso extraorçamentário na ordem de R$ 5 milhões, pelo senador Lucas Barreto (PSD/AP) é destinado exclusivamente a abertura de novas ruas na zona norte de Macapá, em bairros como Marabaixo 3, Marabaixo 4 e Jardim América. “Mas esses recursos foram alocados agora e não será possível emitir ordem de serviço este ano, as obras ficarão para 2021”, completou.
Deixe seu comentário
Publicidade

