Política

Definidas emissoras de rádio e TV que vão gerar propaganda eleitoral em 2020 no Amapá

Representantes de partidos políticos e veículos de comunicação entraram em consenso e definiram que a TV Amapá, do Grupo Rede Amazônica, vai gerar para TV o material. Já para rádios, a geradora da propaganda eleitoral será a rádio Diário (90,9 FM), pertencente ao Sistema Diário de Comunicação.


Railana Pantoja
Da Redação

 

Na tarde desta sexta-feira (02) o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) fez uma audiência pública para definir as emissoras de rádio e televisão que serão geradoras das propagandas eleitorais em 2020.

 

Representantes de partidos políticos e veículos de comunicação entraram em consenso e definiram que a TV Amapá, do Grupo Rede Amazônica, vai gerar para TV o material. Já para rádios, a geradora da propaganda eleitoral será a rádio Diário (90,9 FM), pertencente ao Sistema Diário de Comunicação.

“Nós entendemos que todas têm capacidade, mas escolhemos a TV Amapá e a rádio Diário FM Macapá pela mesma lógica, de terem maior isenção. Não seria legal colocar emissoras que tivessem alguma ligação, mesmo que mínima e indireta, com algum político. E até nisso a gente teve essa lisura, respeito com o eleitor, candidatos e até mesmo emissoras”, justificou Marconi Pimenta, juiz auxiliar da propaganda eleitoral no estado.

 

Na reunião também ficou definido o horário da propaganda eleitoral nesses veículos. “Para prefeito serão em dois blocos: no rádio, pela manhã, das 7h às 7h10 e das 12h até 12h10; e na televisão das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. Também definimos as inserções para vereadores e prefeitos, tudo já foi distribuído. Começa dia 9 de outubro e segue até  12 de novembro a propaganda gratuita na rádio e na TV”, anunciou.

 

Durante a audiência foi realizado um sorteio para definir quem será o candidato que abrirá o primeiro dia de propaganda no rádio e na TV. No segundo dia, aquele que apareceu por último no dia anterior, será o primeiro. O juiz reforça, no entanto, que os partidos e candidatos devem ficar atentos aos prazos de entrega das mídias.

 

“A legislação eleitoral é bem clara: 6h antes da veiculação da propaganda majoritária e 12h antes no caso de propaganda proporcional. No final de semana será na sexta-feira, até às 14h, a entrega de todo o material. Não adianta chorar, se não entregou, perdeu a oportunidade”, finalizou Marconi Pimenta.


Deixe seu comentário


Publicidade