Política

Novo desembargador será escolhido até o fim do mês, diz presidente do TJAP

Desembargador João Lages também anuncia dois novos concursos públicos para magistrados e serventuários para o Judiciário Amapaense.


Cleber Barbosa
Da Redação

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, João Lages, disse nesta segunda-feira (05) que até o final do ano o Judiciário local terá um novo desembargador para substituir Eduardo Contreras, que faleceu de complicações após um AVC. O nome sairá dentre os juízes – homens ou mulheres – que estão aptos a concorrer à promoção.

 

Entres essas condições, ser juiz de carreira e estar na terceira entrância, aquela que não prevê mais promoção ou remoção para Comarcas do interior do estado. Dentre os critérios no processo de eleição do novo integrante, por merecimento, a partir de um sistema de pontuação que leva em consideração critérios de produtividade, presteza, capacidade técnica e requisitos ligados ao código de ética da magistratura.

 

O magistrado concedeu entrevista ao programa Café com Notícia, na Diário FM (90,9), ocasião em que aproveitou para fazer um balanço das atividades da Justiça tucuju durante a pandemia.

“Na verdade, o trabalho remoto, o home office, mostrou-se extremamente produtivo, diria até que o nosso Judiciário produziu ainda mais, a queda que houve foi naqueles atos presenciais, pois estamos cumprindo um plano de contingenciamento do retorno gradual, pois só volta quem testar IGG positivo, fica em casa trabalhando”, disse Lages.

 

Renovação

O rito previsto para a designação de um novo integrante para a composição do tribunal leva em consideração ainda as aposentadorias de juízes, em total de 6 só neste período de pandemia, o que ensejará a abertura de concurso público para o cargo de juízes substitutos e ainda novos servidores.

 

“Até o final deste mês, dia 28, na última sessão plenária, faremos o processo de promoção de um novo desembargador para substituir a vaga do desembargador Contreras”, disse ele.

 

Primeira turma

Ele também comentou a respeito da passagem do aniversário de 29 anos desde posse da primeira turma de juízes concursados do TJAP, em que o próprio presidente fez parte.

 

“Foi a primeira turma de magistrados que assumiu aqui em 1991, eu também sou dessa primeira turma de juízes que chegaram aqui, portanto são 29 anos dedicados à magistratura”, disse ele.


Deixe seu comentário


Publicidade