Operação integrada termina com faccionado morto e outro preso no bairro Araxá
Operação foi deflagrada pela Decipe na manhã desta quinta-feira (08) no bairro Araxá, zona sul da capital, e contou com apoio do Batalhão de Força Tática (BFT) e GTA.

Elden Carlos
Editor-chefe
Considerado como um dos líderes de uma facção que atua no bairro Araxá, zona sul da capital, Macapá, Josivam Ferreira de Morais, o ‘Espeta’, foi morto na manhã desta quinta-feira (08) durante uma operação integrada entre as polícias Civil e Militar para cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão.
Segundo o coronel Aldinei Almeida, comandante do Batalhão de Força Tática (BFT), Espeta recebeu os policiais a tiros, mas acabou alvejado no revide. Outro criminoso, também alvo de mandado de prisão preventiva, identificado como Kleuson Nunes, o ‘Mocotó’, se rendeu sem oferecer resistência.

A operação ‘Zeca D’abo’ foi deflagrada a partir de investigações realizadas pela Delegacia Especializada em Crimes Contra Pessoa (Decipe), sob comando do delegado Luiz Carlos, e contou com apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA).
Ainda de acordo com o comandante do Força Tática, os criminosos integram a maior facção atuante no estado e estavam dominando a região, inclusive, expulsando moradores e se apossando de suas propriedades.
“Em alguns casos eles [faccionados] expulsaram os moradores de suas residências e se apossaram dos imóveis. Essas residências eram vendidas. Quando o novo proprietário fechava o negócio, já era informado de que a área é comandada pela facção. É uma resposta do Estado para esses marginais. Vamos intensificar o trabalho policial naquela região para restabelecer a ordem e garantir o sossego dos moradores de bem”, assegurou o comandante.
Com Espeta a polícia apreendeu um revólver com três munições deflagradas e duas percutidas. “Ele fez cinco disparos. Três foram deflagrados e dois falharam. Isso mostra a periculosidade desse marginal”, concluiu. O corpo de Josivam Espeta foi removido para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) para ser necropsiado. Kleuson Mocotó foi apresentado no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) Pacoval.
Reportagem e fotos: Jair Zemberg
Deixe seu comentário
Publicidade

