Nota 10

Outubro Rosa: Ação leva alerta e conscientização às jovens mulheres bolsistas do programa Amapá Jovem

Importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero foram abordados. Alerta de profissional chamou atenção para autocuidado.


Alertar as jovens mulheres bolsistas do programa Amapá Jovem sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero e chamar atenção, não só para o autocuidado, mas também para cuidado com as outras. Com este objetivo a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou nesta segunda-feira, 19, ação referente ao Outubro Rosa, intitulada “Vem cá, amiga! Vamos nos cuidar?”.

“A ação tem um olhar diferenciado às nossas jovens mulheres. Queremos levar esse engajamento social tanto para as mulheres quanto para a comunidade e suas famílias, pois elas serão multiplicadoras dos assuntos relacionados à saúde feminina tratados aqui. Esse é objetivo, criar um pensamento de autocuidado para que as jovens de hoje não sejam estatística de amanhã”, destacou a secretária interina da Sejuv, Sâmylla Pires Rocha.

Durante toda a manhã mais de 100 mulheres, na faixa etária de 15 a 29 anos, foram atendidas pelas equipes de saúde na realização de testes rápidos para covid-19, HIV e sífilis. Paralelo, aconteceu uma roda de conversa que abordou assuntos referentes ao autocuidado, como prevenção do câncer de mama e do colo de útero e assuntos voltados às batalhas diárias enfrentadas pelas mulheres.

A enfermeira Ediane Andrade, que há 20 anos trabalha no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), conduziu a roda de conversa que abordou sobre a identidade e a identificação do útero e o cuidado com as mamas, cujo o câncer é o de maior prevalência entre as mulheres. Além disso, deu dicas às jovens, sobre o cuidado com a saúde.

“Quando a mulher for fazer a coleta do Preventivo do Câncer de Colo de Útero, peça para que o profissional faça o exame clínico das mamas. É inadmissível termos altos índices de câncer de mama se, teoricamente, todo o ano a mulher faz a avaliação do útero. Então é preciso rastrear os dois, de forma preventiva. E prevenção é isso, não sentir nada e ir ao profissional mesmo assim”, alertou Ediane Andrade

Raniele Cristine Ferreira, de 28 anos, moradora do Jardim Felicidade II, e grávida de oito meses, foi bastante participativa durante a discussão. Atenta as dicas, pôde esclarecer dúvidas que carregava há muito tempo.

“Serviu muito bem. Na minha família já tivemos casos de câncer, mas nunca procurei pesquisar e hoje tive essa oportunidade. Foi bastante esclarecedor, apesar da idade que já tenho, foi muito importante para mim e com certeza para as outras que aqui estão. Abriu um sinal de alerta para que eu me cuide, mais do que já estou me cuidando. E com certeza vou transmitir essas orientações para minha filha que está para nascer”, declarou Raniele.

A ação do Outubro Rosa continua nesta terça-feira, 20, das 8h às 11h, no Projeto Minha Gente. Desta vez, voltada a todo o público do Amapá Jovem e da comunidade da zona norte. Serão ofertados testes rápidos de HIV, sífilis, covid-19, distribuição de preservativos e cartilhas informativas. Além de amostra teatral e desfile com mulheres participantes da ação.

Na sexta-feira, 23, a ação sai da capital e vai para o município de Porto Grande, na Escola Estadual Elias de Freitas Trajano Sousa, das 8h às 11h, com oferta de testes rápidos. No sábado, 24, Sejuv e Sesa estarão no município de Santana, das 8h ás 11h, na Escola Estadual Professor Francisco Walcy Lobato Lima, levando conscientização, prevenção e promoção da saúde.


Deixe seu comentário


Publicidade