Cidades

Eleições 2020: MP Eleitoral atua na fiscalização e combate à corrupção no 2º turno do pleito em Macapá

Equipes do Gabinete Militar do MP-AP, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-AP) e Núcleo de Inteligência (NIMP) trabalham integradas ao Plano Estratégico da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).


O Ministério Público Eleitoral e agências de segurança do Estado contam com unidades especializadas do Ministério Público do Amapá (MP-AP) na fiscalização e combate à corrupção no segundo turno das Eleições 2020, em Macapá. Equipes do Gabinete Militar do MP-AP, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO-AP) e Núcleo de Inteligência (NIMP) trabalham integradas ao Plano Estratégico da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Antes das 7h deste domingo (20), o coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAO-Eleitoral), promotor de Justiça Ricardo Crispino e o major Márcio Borges, do Gabinete Militar do MP-AP, deram as últimas orientações às equipes. Além do pessoal de inteligência, um total de 32 militares, em 12 viaturas, algumas descaracterizadas, trabalham no policiamento ostensivo nas áreas rural, norte, sul e centro e oeste da capital amapaense.

Além do coordenador do CAO Eleitoral, os promotores Eleitorais Iaci Pelaes e Luiz Marcos, respectivamente, da 2ª e 10ª Zonas Eleitorais, junto com os promotores eleitorais auxiliares Andréa Guedes, Afonso Pereira e Horácio Coutinho estão na fiscalização das eleições, buscando o cumprimento da legislação eleitoral.

“O MP Eleitoral, juntamente com o CAO Eleitoral, trabalha com a mesma a estrutura do primeiro turno e vamos manter a mesma tática no segundo turno das Eleições 2020, em Macapá. Nos empenharemos na contenção e prevenção de corrupção e crimes eleitorais nas ruas. E também com o trabalho de inteligência, como o próprio Disk Denúncia, que ajuda a população a denunciar possíveis ilícitos durante o pleito, pois permite que nossas equipes cheguem mais rápido para a checagem da ocorrência”, frisou o coordenador do CAO Eleitoral.

 

Forças de Segurança envolvidas
Além das unidades especializadas do MP-AP, as forças segurança envolvidas nas Eleições 2020 são: Exército Brasileiro, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica (Politec), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Guarda Municipal de Macapá, Grupamento Tático Aéreo do Estado do Amapá (GTA-AP), Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP) e Polícia Militar do Amapá. Também fará parte a Coordenadoria de Inteligência e Operações Policiais (CIOP) da Sejusp. Os serviços de inteligência dos órgãos trabalharão em conjunto para identificar possíveis ações que atrapalhem o pleito eleitoral.

 

Ação integrada

A major Josele Almeida, do Gabinete Militar do MP-AP, é a oficial fixada Centro de Integração de Operações de Defesa Social (CIODES), com o objetivo da troca de informações e auxílio de ações entre as esquipes do MP Eleitoral e demais forças envolvidas.

 

Denúncias
Eventuais denúncias eleitorais poderão ser feitas pelo WhatsApp do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (“Disque Denúncia – (96) 99184-6549”), da Polícia Federal (96 3213-7535), pelo site do MP/AP (Ouvidoria) ou pelo telefone do plantão da Promotoria de Justiça (96 98134-0809).


Deixe seu comentário


Publicidade