Diplomação do prefeito eleito em Macapá será nesta terça-feira, 29
Dr. Furlan foi eleito no segundo turno das eleições, realizado no último dia 20

Paulo Silva
Editoria de Política
Os eleitos para a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), Dr. Furlan (Cidadania) e a vice, Mônica Penha (MDB), serão diplomados no próximo dia 29 de dezembro, às 17h, pela Justiça Eleitoral da capital. A chapa vencedora foi escolhida pela maioria dos eleitores da cidade com 55,67% dos votos válidos, somando 101.091 votos no total.
O novo prefeito assumirá o mandato no dia 1º de janeiro de 2021, juntamente com os demais eleitos nos 5.568 municípios que realizaram eleições este ano.
Aos 47 anos, o médico Dr. Furlan, natural de Belém (PA), está no terceiro mandato como deputado estadual pelo Amapá. Ele concorreu ao cargo de prefeito pela primeira vez.
Macapá foi o último município brasileiro a conhecer o prefeito eleito este ano em razão do adiamento da votação. No dia 12 de novembro, três dias antes do primeiro turno realizado em todo o país, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referendou a decisão do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, de adiar as eleições municipais na cidade. O pedido de adiamento foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) devido à instabilidade no fornecimento de energia na região. O primeiro turno foi realizado no dia 6 de dezembro, e o segundo turno no dia 20 de dezembro.
Consequentemente, a cidade é a única do Brasil que terá a diplomação realizada após o dia 18 de dezembro, data-limite prevista na legislação eleitoral. A data definida atende ao previsto na Resolução TRE-AP 551/2020, que prevê a diplomação dos eleitos no município de Macapá até o dia 30 de dezembro de 2020.
Evento presencial terá restrição de público e será transmitido pela internet
Os candidatos eleitos na cidade de Macapá serão diplomados em cerimônia híbrida a ser realizada no dia 29 de dezembro, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e via zoom, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do YouTube do Tribunal.
A cerimônia será presidida pelo juiz da 10ª Zona Eleitoral da capital, Carlos Alberto Canezin. Receberão os diplomas presencialmente o prefeito eleito, Antônio Paulo De Oliveira Furlan (Cidadania), a vice, Mônica Penha Ferreira Dias (MDB) e o candidato mais votado à Câmara Municipal de Macapá, Eduardo dos Santos Tavares (PDT).
Os demais vereadores receberão o diploma na terça-feira (29) no horário das 10h às 12h, podendo estar acompanhado de um fotógrafo. A expedição de diplomas está condicionada à entrega da prestação de contas de campanha à Justiça Eleitoral.
Diplomação
A diplomação é o ato jurisdicional declaratório que atesta a condição de eleito a candidatos aos cargos de prefeito e de vice-prefeito, assim como aos de vereador e de suplente, nos termos do artigo 215 do Código Eleitoral. A diplomação encerra o processo eleitoral. O diploma é documento indispensável para que eleitos tomem posse em 2021. Não será diplomado o candidato que estiver com o registro indeferido, ainda que o recurso esteja pendente de julgamento.
Veja os vereadores que tomarão posse
1) DUDU TAVARES (PDT)
2) CLÁUDIO GÓES (DEM)
3) CLAUDIOMAR ROSA (AVANTE)
4) DUDU BARBOSA (PL)
5) MARCELO DIAS (SOLIDARIEDADE)
6) NELSON SOUZA (PSD)
7) GABRIEL ANDRADE (DEM)
8) JOÃO MENDONÇA (PL)
9) CAETANO BENTES (REDE)
10) LUANY FAVACHO (PROS)
11) ARILSON MELO (PRTB)
12) GEAN DO NAE (MDB)
13) ANDRE LIMA (REDE)
14) ODILSON NUNES (PSDB)
15) PAULO NERY (CIDADANIA)
16) DANIEL THEODORO (PSOL)
17) JANETE CAPIBERIBE (PSB)
18) ADRIANA RAMOS (PSC)
19) MARAINA MARTINS (PODEMOS)
20) CARLOS MURILO (PSL)
21) ALEXANDRE AZEVEDO (PP)
22) ZECA ABDON (PP)
23) EDINOELSON CARECA (PROS)
Deixe seu comentário
Publicidade
