Cidades

Covid: Furlan assina primeiro decreto e apresenta novo protocolo terapêutico para Macapá

Decreto prolonga horário de funcionamento de restaurantes, academias e estacionamentos na capital e tem validade por nove dias.


Fotos: Joelson Palheta/DA

Railana Pantoja
Da Redação

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Cidadania), assinou na manhã desta quinta-feira (7) o primeiro decreto de enfrentamento ao novo coronavírus desde que assumiu a gestão da capital. O documento tem validade de apenas nove dias, tempo que servirá para alinhar os decretos do Governo Estadual, Prefeitura de Santana e Prefeitura de Macapá. Assim, as próximas medidas adotadas na região metropolitana serão unânimes.

“Esse pedido foi feito ontem (8), antes de assinarmos o decreto, pelo prefeito de Santana, Bala Rocha. Estamos seguindo o decreto anterior, do ex-prefeito Clécio, mas fizemos algumas alterações. Nós ainda não conseguimos implantar nosso protocolo covid, que passaremos a utilizar em 10 dias, espero. Esse novo protocolo tem profilaxia de profissionais da saúde e para contactantes, que têm infectados em casa; tem unidades sentinelas, com pontos de acompanhamento das pessoas doentes; e a ampliação das unidades Covid. Esse protocolo foi apresentado na segunda (4), pelo Comitê Covid do Amapá”, anunciou o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

Além da profilaxia dos públicos acima citados, o prefeito, que também é médico, diz que pretende ofertar um protocolo de prevenção para a população em geral.

“São os assintomáticos. Ou seja, quem puder e não tiver contraindicação, vai tomar a cada 15 dias os remédios do protocolo”, complementou.


De acordo com o prefeito, “existe a possibilidade de fazer um bloqueio de determinados bairros e através de equipes da Saúde da Família entregar a profilaxia, para começar a controlar a população em geral”.

O decreto prolonga o horário do estacionamento na orla, que passa a ser até 23h, e do funcionamento das academias, também até às 23h durante a semana.

“Os restaurantes funcionavam até 22h, aí a pessoa tava jantando e o carro era guinchado às 21h, então, o decreto prolonga atendimento de restaurantes e estacionamentos até às 23h. E as academias, que funcionavam até 22h, passam a atender das 6h às 23h, de segunda a sábado, e das 8h às 20h aos domingos. As maiores restrições, com bares, boates, clubes de lazer, eventos, parques e afins, continuam neste primeiro momento”, finalizou o prefeito Furlan.


Deixe seu comentário


Publicidade